Entrevista Concedida por Rosemary Dore Heijmans – Do “pulo da rã” ao enfrentamento da evasão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.77915

Palavras-chave:

Evasão escolar. Educação profissional e tecnológica. Formação de técnicos.

Resumo

Este artigo resultou da entrevista concedida pela professora e pesquisadora Rosemary Dore Heijmans, em Cabedelo, no estado da Paraíba. A interlocução foi planejada e realizada com a intencionalidade de compor o registro histórico da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE); preparação de conteúdo temático para o VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e para o V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar que serão sediados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) em novembro de 2022; bem como propiciar reflexões e debates a partir dos depoimentos da pesquisadora, que é referência no que tange à evasão escolar na educação profissional e tecnológica. A entrevista, organizada de forma semiestruturada permitiu uma aproximação outra com a professora e pesquisadora Rosemary, partindo de sua participação no movimento estudantil secundarista em plena ditadura militar, sua experiência familiar com relação à situação da indústria regional frente ao protecionismo, proporcionado as  indústrias multinacionais estrangeiras; a vivência como estudante na escola religiosa particular, seguida da sua inserção no ensino público; a relação da pesquisa de orientação gramsciana sobre o ensino técnico e profissionalizante com a evasão escolar; bem como o trabalho de articulação e criação da ABAPEVE. O diálogo que resultou nesta escrita é parcial. Foi realizado um recorte sem a pretensão de apresentar a totalidade do sujeito em destaque.

Biografia do Autor

Sandra Lopes Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/1985). Mestre em Educação (UNICAMP /2012), na Área de Concentração da Psicologia Educacional. Atualmente desenvolvo atividades como Técnica em Assuntos Educacionais (Técnico Administrativo em Educação) junta a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, na Pró-Reitoria de Ensino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de aprendizagem, evasão (permanência e êxito do educando), psicanálise, currículo, didática, formação de formadores e EaD.

Rogério Mesquita Teles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Campus São Luís/Monte Castelo, desde 1996. Doutor em Química Orgânica pela UFPB, Mestre em Química Analítica pela UFMA, Especialista em Educação Ambiental e Gestão Participativa em Recursos Hídricos pelo IFMA (antigo CEFET-MA) e também em Administração Escolar pela UNIVERSO-RJ. Graduação em Química Industrial e Licenciatura em Química pela UFMA. Foi Diretor de Ensino Técnico do Campus São Luís Monte Castelo do IFMA, de janeiro de 2011 a setembro de 2016. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Química de Produtos Naturais, Ensino de Química, educação Ambiental e Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente, está Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA e Diretor Administrativo da ABAPEVE (Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior).

Referências

Entrevista

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, Sandra Lopes; TELES, Rogério Mesquita. Entrevista Concedida por Rosemary Dore Heijmans – Do “pulo da rã” ao enfrentamento da evasão escolar . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 298–316, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.77915. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/77915. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.