The mass media and its importance in forging consciences of what it is to be “criminal” in a racist, sexist and economically elitist society

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78664

Keywords:

Antirracismo, Epistemicídio, Antimachismo, Ensino de Ciências e Matemática

Abstract

This study consisted of a research that involved bibliographic and documentary analyzes with a view to understanding the role of the mass media in forging consciences of what it is to be "criminal" in a racist, sexist and economically elitist society. For this, we start from the premise that we live in a society whose mode of production was built and structured on the pillars of machismo and racism. Among the sophisticated ways in which racism and machismo advance, we highlight here the way in which the discourses used by mass media vehicles create the image of the criminal. From the analysis of decolonial, Afrocentric references, emerging from black feminism, as well as journalistic articles and official documents about hyper-incarceration, violence perpetrated by the armed hand of the State, and police torture, it was found that the discourse on / the criminal is a deceit that is only at the service of the interests of those in power and who enjoy the privileges of the prevailing gender, race and class norm.

Author Biographies

Rutineia Macário de Farias, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Graduada em Pedagogia (pela UFRPE-UAG), com Especialização em Psicopedagogia e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UPE. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (pela UFAL). Professora da Educação Básica do Município de Correntes com função de Coordenadora Pedagógica e Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco com função de Chefe do Núcleo de Monitoramento e Organização Escolar na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Responde pelas avaliações externas SAEB / SAEPE / ANA como Coordenadora Municipal de Correntes. Professora Orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Fez curso de Especialização (lato sensu) no campo da Formação de Professores em Mídias na Educação (2010/UFAL). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e à Formação de Professores/as mediada por Interfaces da Internet. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe como projeto financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (2020/UFS - PNPD/CAPES), no campo dos estudos netnográficos acerca dos desafios que as mulheres negras brasileiras enfrentam ao se constituirem cientistas e de suas lutas para ascenderem às Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnnológico - CNPq (CA - Educação). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Adjunto III, lotado no Campus Arapiraca. Atua na Pós-graduação Stricto Sensu como docente permanente no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL - Linha de Pesquisa "Ensino, Currículo e Cultura"). É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670). Integra a Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). No campo da Gestão, atua na Equipe Multidisciplinar da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED/UFAL), como consultor Pedagógico. No ensino em nível de graduação, trabalha desde 2009 em cursos de Formação de Professores/as, predominantemente na condução dos componentes curriculares: "Estágios Supervisionados", "Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação", "Educação a Distância", "Metodologias do Ensino de Matemática" e "Metodologias do Ensino das Ciências". Tem concentrado suas pesquisas e atividades extensionsistas nas potencialidades Didático-Epistêmicas de invenções Científicas e Tecnológicas dos povos originários da América Latina, do Caribe, Africanos e Afrodiaspóricos.

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Published

2022-07-04

How to Cite

FARIAS, Rutineia Macário de; SILVA, Ivanderson Pereira da. The mass media and its importance in forging consciences of what it is to be “criminal” in a racist, sexist and economically elitist society. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 209–231, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.78664. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/78664. Acesso em: 15 may. 2024.

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