Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente

Authors

  • Itamara da Costa Sousa
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado

Keywords:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Aprendizagem, Docentes, Saúde do Adolescente.

Abstract

Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008

Published

2011-08-31

How to Cite

Sousa, I. da C., & Machado, M. de F. A. S. (2011). Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente. Rev Rene, 12(4). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>