Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana

Autores/as

  • Camila Brasil Moreira
  • Igor Cordeiro Mendes
  • Elizian Braga Rodrigues Bernardo
  • Karine de Castro Bezerra
  • Natália Assunção Leite Magalhães
  • Patrícia Neyva da Costa Pinheiro

Palabras clave:

Educação em Saúde, Neoplasias, Adolescente, Enfermagem.

Resumen

O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120002000025

Publicado

2012-04-16

Cómo citar

Moreira, C. B., Mendes, I. C., Bernardo, E. B. R., Bezerra, K. de C., Magalhães, N. A. L., & Pinheiro, P. N. da C. (2012). Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos: uma abordagem Freireana. Rev Rene, 13(2). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3959

Número

Sección

Experience Report

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3