Humanização do atendimento à criança na atenção básica: visão dos profissionais

Autores/as

  • Akemi Iwata Monteiro
  • Kálya Yasmine Nunes de Lima
  • Ana Dulce Batista dos Santos
  • Gabriela Bezerra Teixeira
  • Isabelle Pinheiro de Macêdo

Palabras clave:

Humanização da Assistência, Saúde da Criança, Atenção Primária à Saúde.

Resumen

Objetivou-se compreender a humanização do atendimento à criança na Atenção Básica na visão dos profissionais. Estudo qualitativo, realizado em uma Unidade de Saúde da Família de Natal-RN, Brasil. Dezesseis profissionais responderam a um formulário contendo questões referentes ao atendimento à criança, à humanização e às práticas realizadas para humanizar o atendimento. Os dados foram categorizados por temas e analisados a partir dos princípios da Política Nacional de Humanização. Para os profissionais, humanizar o atendimento envolve acolher, escutar, aconselhar sobre o que está sendo realizado com a criança, valorizar a família, e tornar o sujeito ativo no atendimento, mesmo que de forma incipiente. A maioria dos profissionais descreveu atendimento que valorizava parte dos princípios da política de humanização, mesmo com dificuldades para implementá-los na rotina. Requer, portanto, estímulos e atualização dos profissionais para uma postura autocrítica sobre o atendimento.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000400002

Publicado

2012-08-22

Cómo citar

Monteiro, A. I., Lima, K. Y. N. de, Santos, A. D. B. dos, Teixeira, G. B., & Macêdo, I. P. de. (2012). Humanização do atendimento à criança na atenção básica: visão dos profissionais. Rev Rene, 13(4). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4021

Número

Sección

Research Article

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