Educação em saúde como estratégia para melhoria da qualidade de vida dos usuários hipertensos

Autores/as

  • João Evangelista Menezes Júnior
  • Johny Carlos de Queiroz
  • Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes
  • Lucídio Clebeson de Oliveira
  • Samara Queiroz Fernandes Coelho

Palabras clave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Hipertensão, Qualidade de Vida.

Resumen

O estudo objetiva analisar a prática de educação em saúde junto aos enfermeiros da rede de atenção básica enquanto estratégia para a melhoria da qualidade de vida dos usuários portadores de hipertensão arterial. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada com enfermeiros que executam atividades de educação em saúde com hipertensos. Para a coleta utilizou-se um roteiro norteador no período de abril e maio de 2011 subsidiando a análise proposta por Bardin. Constatou-se que os enfermeiros compreendem a importância da realização da educação em saúde junto aos usuários, mesmo que esta prática apresente traços do modelo de educação em saúde que sobrepõe o saber científico em detrimento do popular. Faz-se necessário buscar embasamentos teóricos que garantam aos enfermeiros uma percepção dialógica do processo educar em saúde, garantindo ao usuário qua

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011012esp000021

Publicado

2011-12-12

Cómo citar

Menezes Júnior, J. E., Queiroz, J. C. de, Fernandes, S. C. de A., Oliveira, L. C. de, & Coelho, S. Q. F. (2011). Educação em saúde como estratégia para melhoria da qualidade de vida dos usuários hipertensos. Rev Rene, 12. Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4448

Número

Sección

Research Article

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