Tecnologia educativa para o auto-exame das mamas em mulheres cegas

Autores/as

  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca
  • Eugênia Maria Costa

Palabras clave:

Tecnologia educacional, Portadores de deficiência visual, Educação em Saúde, Auto-exame de mama.

Resumen

Estudo para o desenvolvimento de material e método de educação em saúde para cegas sobre auto-exame de mama. Foram desenvolvidos uma prancha da anatomia da mama, um protótipo tridimensional da mama e um CD explicativo abordando o que é câncer de mama, seus fatores de risco e como preveni-lo fazendo o auto-exame. Os sujeitos foram quatro mulheres cegas. O método de ensino associou o material auto-instrucional com a consulta de enfermagem. A avaliação confirmou que o uso da audição e do tato facilitaram a aprendizagem, destacando-se a clareza da linguagem oral e, quanto ao protótipo e prancha, facilitaram a percepção do conteúdo.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000010

Publicado

2005-02-19

Cómo citar

Pagliuca, L. M. F., & Costa, E. M. (2005). Tecnologia educativa para o auto-exame das mamas em mulheres cegas. Rev Rene, 6(1). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5472

Número

Sección

Experience Report

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>