Consequências da prematuridade no estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe adolescente e recém-nascido

Autores

  • Monique Linhares Barroso Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Aline Lopes de Pontes Instituto do Rim. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Karla Maria Carneiro Rolim Universidade de Fortaleza, Maternidade Escola de Assis Chateaubriand. Fortaleza, CE, Brasil.

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Prematuro, Cuidados de Enfermagem, Relações Pais-Filho.

Resumo

Objetivo: apreender sob percepção materna as consequências da prematuridade no estabelecimento do vínculo afetivo mãe adolescente/bebê prematuro. Métodos: estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, com participação de dez mães adolescentes, cujos recém-nascidos prematuros encontravam-se internados em Unidade de Terapia Neonatal. Foi realizada entrevista, obtendo-se dados de identificação e utilizando-se de questões relacionadas ao estabelecimento do vínculo afetivo entre as mães e os filhos. Resultados: as mães apresentaram percepções diferentes acerca do sofrimento dos filhos e consideraram a prematuridade um problema grave que dificulta o estabelecimento do vínculo afetivo mãe/ bebê. Conclusão: a equipe de enfermagem deve repensar suas práxis, buscando oportunidades de crescimento científico e emocional, visando favorecer a permanência da mãe na unidade, o estabelecimento do vínculo mãe adolescente/filho e estimulando as mães a terem participação ativa na recuperação dos filhos.

Biografia do Autor

Monique Linhares Barroso, Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Aline Lopes de Pontes, Instituto do Rim. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Instituto do Rim. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Karla Maria Carneiro Rolim, Universidade de Fortaleza, Maternidade Escola de Assis Chateaubriand. Fortaleza, CE, Brasil.

Universidade de Fortaleza, Maternidade Escola de Assis Chateaubriand. Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-04

Como Citar

Barroso, M. L., Pontes, A. L. de, & Rolim, K. M. C. (2015). Consequências da prematuridade no estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe adolescente e recém-nascido. Rev Rene, 16(2). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/2699

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>