Intervenção educativa para avaliação do conhecimento de enfermeiros intensivistas sobre lesão por pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041359

Palavras-chave:

Úlcera por Pressão; Educação a Distância; Capacitação em Serviço; Tecnologia da Informação; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: comparar o conhecimento de enfermeiros intensivistas sobre lesões por pressão antes e após intervenção educativa. Métodos: estudo longitudinal, antes e depois, realizado com nove enfermeiros intensivistas alvos de intervenção educativa online sobre lesão por pressão. O conhecimento foi investigado por meio de instrumento com itens sobre prevenção, estadiamento e avaliação de lesões por pressão. Resultados: a média de acertos foi de 81,1% e 84,6%, na avaliação pré e pós-intervenção, respectivamente. Quanto à prevenção, houve média de acertos de 25,11 (78,5%) antes da intervenção e 26,22 (81,9%) após a realização do curso. Sobre o estadiamento, no pré-teste, obteve-se média de acertos de 4,33 questões (86,6%), enquanto no pós-teste a média foi de 4,66 (93,2%). Na avaliação das lesões, os resultados foram iguais no pré e pós-intervenção. Conclusão: após realização do curso, verificou-se aumento no conhecimento dos enfermeiros sobre lesão por pressão, destacando-se os itens de estadiamento.

Referências

Vasconcelos JMB, Caliri MHL. Nursing actions before and after a protocol for preventing pressure injury in intensive care. Esc Anna Nery. 2017; 21(1):e20170001. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170001

Nuru N, Zewdu F, Amsalu S, Mehretie Y. Knowledge and practice of nurses towards prevention of pressure ulcer and associated factors in Gondar University Hospital, Northwest Ethiopia. BMC Nurs. 2015; 14(34):1-8. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12912-015-0076-8

Gunningberg L, Mårtensson G, Mamhidir AG, Florin J, Muntlin AÅ, Bååth C. Pressure ulcer knowledge of registered nurses, assistant nurses and student nurses: a descriptive, comparative multicentre study in Sweden. Int Wound J. 2015; 12(4):462-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/iwj.12138

Bredesen IM, Bjøro K, Gunningberg L, Hofoss D. Effect of e-learning program on risk assessment and pressure ulcer classification-A randomized study. Nurse Educ Today. 2016; 40:191-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.03.008

Kaddourah B, Abu-Shaheen AK, Al-Tannir M. Knowledge and attitudes of health professionals towards pressure ulcers at a rehabilitation hospital: a cross-sectional study. BMC Nurs. 2016; 15:17. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12912-016-0138-6

Tayyib N, Coyer F, Lewis PA. A two-arm cluster randomized control trial to determine the effectiveness of a pressure ulcer prevention bundle for critically ill patients. J Nurs Scholarsh. 2015; 47(3):237-47. doi: http://dx.doi.org/dx.doi.org/10.1111/jnu.12136

Tubaishat A. The Effectiveness of an e-Learning Program to Improve Pressure Ulcer Classification by Nurses. Int J Humanit Soc Sci [Internet]. 2014 [cited May 13, 2019]; 4(10):293-300. Available from: http://www.ijhssnet.com/journals/Vol_4_No_10_1_August_2014/32.pdf

Gonçalves MBB, Rabeh SAN, Terçariol CAS. The contribution of distance learning to the knowledge of nursing lecturers regarding assessment of chronic wounds. Rev Latino-Am Enfermagem. 2015; 23(1):122-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3606.2533

Rabeh SAN, Palfreyman S, Souza CBL, Bernardes RM, Caliri MHL. Cultural adaptation of the Pieper-Zulkowski pressure ulcer knowledge test for use in Brazil. Rev Bras Enferm. 2018; 71(4):1977-84. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0029

Costa JB, Peres HHC, Rogenski NMB, Baptista CMC. An educational proposal to teach a pressure ulcer management course online to students and nursing professionals. Acta Paul Enferm. 2009; 22(5):607-11. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000500002

Bredesen IM, Bjøro K, Gunningberg L, Hofoss D. The prevalence, prevention and multilevel variance of pressure ulcers in Norwegian hospitals: a cross-sectional study. Int J Nurs Stud. 2015; 52(1):149-56. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2014.07.005

Samuriwo R, Dowding D. Nurses’ pressure ulcer related judgements and decisions in clinical practice: a systematic review. Int J Nurs Stud. 2014; 51(12):1667-85. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2014.04.009

Morente L, Morales-Asencio JM, Veredas FJ. Effectiveness of an e-learning tool for education on pressure ulcer evaluation. J Clin Nurs. 2014; 23(13-14):2043-52. doi: http://dx.doi.org/10.1111/jocn.12450

Rafiei H, Abdar ME, Iranmanesh S, Lalegani H, Safdari A, Dehkordi AH. Knowledge about pressure ulcer prevention, classification and management: a survey of registered nurses working with trauma patients in the emergency department. Int J Orthop Trauma Nurs. 2014; 18(3):135-42. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijotn.2014.03.004

Caldini LN, Araújo TM, Frota NM, Barros LM, Silva LA, Caetano JÁ. Evaluation of educational technology on pressure injury based on assistance quality indicators. Rev Rene. 2018; 19(1):e32695. doi: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20181932695

Publicado

2019-08-20

Como Citar

Araújo, T. M. de, Araújo, M. F. M. de, Barros, L. M., Oliveira, F. J. G. de, Silva, L. A. da, & Caetano, J. Áfio. (2019). Intervenção educativa para avaliação do conhecimento de enfermeiros intensivistas sobre lesão por pressão. Rev Rene, 20, e41359. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041359

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>