Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente

Autores

  • Itamara da Costa Sousa
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Aprendizagem, Docentes, Saúde do Adolescente.

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

Sousa, I. da C., & Machado, M. de F. A. S. (2011). Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente. Rev Rene, 12(4). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>