Abordagem grupal na prevenção da aids: análise do conhecimento de jovens de Fortaleza

Autores

  • Thiago Moura de Araújo
  • Neiva Francenely Cunha Vieira
  • Márcio Flávio Moura de Araújo
  • Patrícia Neyva da Costa Pinheiro

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente, Conhecimento, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Grupos de Treinamento de Sensibilização, Organizações Não Governamentais.

Resumo

Objetivou-se analisar o conhecimento sobre Aids em grupos de adolescentes de Organizações Sociais Civis (OSC) que adotavam a abordagem grupal, em Fortaleza-Ceará. Acompanhou-se durante três encontros 24 jovens de ambos os sexos, entre 13-24 anos, de dois grupos organizados por OSC. Para a coleta de dados utilizou-se da observação participante e da aplicação de um questionário estruturado. Identificou-se que maioria dos adolescentes tem conhecimento sobre Aids e seus meios de prevenção, contudo ainda há dúvidas em relação à transmissão do HIV. A televisão foi o veículo mais referido (91,6%), seguido pela escola (87,5%) e amigos (75,0%) como fonte de informação sobre Aids. O diálogo com os pais, sobre sexualidade, ocorria em 50,0% dos pesquisados às vezes, em detrimento de 12,5% que dialogavam sempre. Conclui-se que a abordagem grupal é um recurso na educação em saúde de adolescente no contexto da Aids, ao promover o conhecimento com mais dinamismo.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000300008

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Publicado

2010-06-19

Como Citar

Araújo, T. M. de, Vieira, N. F. C., Araújo, M. F. M. de, & Pinheiro, P. N. da C. (2010). Abordagem grupal na prevenção da aids: análise do conhecimento de jovens de Fortaleza. Rev Rene, 11(3). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4587

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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