Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde

Autores

  • Rosilea Alves de Sousa
  • Janaína Fonseca Victor

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Terapia pela arte.

Resumo

Relato de experiência da formação do grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte desenvolvido por enfermeiras e técnicos de enfermagem de um hospital universitário em Fortaleza-CE. A implementação do teatro de fantoches contemplou quatro etapas: sensibilização, concretização integração e apresentação. Os fantoches foram confeccionados com tecido tipo feltro, acessórios de Etileno Vinil Acetato (E.V.A) e cartolina. O cenário foi construído de madeira (1,60m X2,50m), articulado e desmontável. A experiência do grupo permitiu aos participantes vislumbrar novas formas de cuidar através de ações apoiadas por conhecimento científico, porém impulsionadas por outros aspetos da totalidade humana, como a alegria e o entretenimento. O grupo de teatro possibilitou a realização de ações de enfermagem com vistas à promoção da saúde de forma diferenciada.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070002000010

Downloads

Publicado

2007-04-11

Como Citar

Sousa, R. A. de, & Victor, J. F. (2007). Grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte: proposta de enfermagem para educação em saúde. Rev Rene, 8(2). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3