Por uma educação transformadora: uma vivência no ensino de enfermagem

Autores

  • Maria Gorette Andrade Bezera
  • Almerinda Holanda Gurgel
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes

Palavras-chave:

Ensino, Doença hipertensiva, Enfermagem.

Resumo

Estudo descritivo em que se objetivou conhecer a visão dos discentes sobre a teoria e prática de ensino desenvolvido na temática DHEG. A vivência do ensino constou de aula ministrada para 42 estudantes do sexto semestre, do curso de Enfermagem de uma universidade particular de Fortaleza-CE, matriculados na disciplina Ginecologia e Obstetrícia, enfocando a temática doença hipertensiva específica da gestação e os cuidados de Enfermagem. Participaram do estudo 42 alunos. A coleta dos dados se deu por meio da observação participante e de um questionário semi-estruturado contendo dados referentes ao conteúdo abordado, à estratégia de ensino, e ao relacionamento professor/aluno. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura dos depoimentos, relacionando-a com a observação participante, que revelou a pertinência do conteúdo, no qual foram contemplados aspectos atuais, as estratégias de ensino favoreceram ao aluno relacionar teoria a prática e o fato de que o relacionamento professor/aluno foi fundamentado no diálogo. Concluiu-se que o uso de estratégias que levem o aluno a despertar interesse pela pesquisa, a participarem das aulas por meio do diálogo, favorece o aprendizado.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2006000300005

Downloads

Publicado

2006-06-19

Como Citar

Bezera, M. G. A., Gurgel, A. H., & Fernandes, A. F. C. (2006). Por uma educação transformadora: uma vivência no ensino de enfermagem. Rev Rene, 7(3). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5422

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >>