Qual Viagem? Enlaces do gozo no subjetivo e no social

Autores

  • Alef Lima Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará
  • Andréa Borges Leão Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Resumo

Resenha do livro Sérgio Y vai à América, de Alexandre Porto Vidal.

Biografia do Autor

Alef Lima, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia).

Andréa Borges Leão, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) Professora do Departamento de Ciências Sociais Universidade Federal do Ceará.

Referências

ARÁN, Márcia. A transexualidade e a gramática normativa do sistema sexo-gênero. Ágora, Rio de Janeiro, volume IX, número 1, p. 49-63,jan/jul. 2006.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.

FREUD, Sigmund. O mal-estar da civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. (1930-1936). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. Observações sobre um caso de neurose obsessiva [“O homem dos ratos”], uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos. (1909-1910). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou o helenismo e o pessimismo. Tradução de Facó Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

Lima, A., & Leão, A. B. (2016). Qual Viagem? Enlaces do gozo no subjetivo e no social. Revista De Ciências Sociais, 46(1), 295–299. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2445