E se Norbert Elias Fosse um Leitor de Maquiavel?

Autores

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Sociologia Histórica, Teoria da Civilização, Norbert Elias, Nicolau Maquiavel, Figurações do Poder

Resumo

O foco de interesse do artigo é situar O príncipe, de Nicolau Maquiavel, na longa história que orienta o processo de civilização no Ocidente. Partindo do contexto de produção e recepção do livro, a problemática apontada entre poder e violência, contingências sociais e psiquismo humano é reintroduzida na teoria do processo de civilização, de Norbert Elias. Escrito de julho a dezembro de 1513, o manuscrito de O príncipe passa a circular em 1514 e, após vários retoques, é publicado em 1532. A partir daí, é traduzido por toda a Europa. Os conselhos de inteligência prática que veicula tornam-se lugares de observação e inspiração dos soberanos nas cortes absolutistas. No contexto de formação dos Estados e monopólio da violência, O príncipe evoca o problema sociológico e histórico comum às fontes usadas por Elias.

Biografia do Autor

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Realizou estágio pós-doutoral em História Cultural no Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, e na Université de Versailles Saint-Quetin-en-Yvelines, França, sobre a circulação transatlântica dos livros e manuais juvenis no século XIX. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Brasil na edição juvenil francesa, as traduções dos clássicos juvenis europeus e os best-sellers juvenis no Brasil. Coordena o Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte (GECCA).

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sur L’État. Cours au Collège de France. 1989-1992. Paris: Éditions Raison d’agir/Éditions du Seuil, 2012.

CHARTIER, Roger. Prefácio. Formação social e economia psíquica: a sociedade de corte no processo civilizador. In: Norbert Elias, A sociedade de corte. Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

CREVELD, Martin van. Ascensão e declínio do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CUTINELLI-RENDINA, Emanuele. Le fond obscur et animal de l’homme. In: Weill, Claude. Machiavel. Le pouvoir et la ruse. Paris: CNRS Éditions, 2007.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Formação do Estado e civilização. V II. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. VI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

ELIAS, Norbert. Au-delà de Freud. Sociologie, psychologie, psychanalyse. Paris: Éditions de la Découverte, 2010.

ELIAS, Norbert. L’utopie. Paris: La Découverte, 2014.

GRAFTON, Anthony. Le lecteur humaniste. In: Chartier, Roger/ Cavallo Guglielmo (org.) Histoire de la lecture dans le monde occidental. Paris: Seuil, 1997.

GRAFTON, Anthony. Introdução. In: Maquiavel, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2010.

LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2010.

PROLONGEAU, Hubert. Machiavel. Paris: Éditions Gallimard, 2010.

SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú. In: Weffort, Francisco (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006.

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Downloads

Publicado

2016-02-04

Como Citar

Leão, A. B. (2016). E se Norbert Elias Fosse um Leitor de Maquiavel?. Revista De Ciências Sociais, 45(2), 47–63. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2501