FATO E OPINIÃO

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94347

Palavras-chave:

sequências textuais, fato e opinião, texto

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Embasamos nosso trabalho na interface entre a Linguística Textual e, mais especificamente, em Cavalcante et al (2022) ao afirmar que todos os textos se organizam e se estruturam para realizar os atos comunicativos, a Análise Textual dos Discursos, nos pressupostos teóricos de Adam (2019), que propõe cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e dialogal e na Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que defendem o objetivo de persuadir o seu ouvinte e o convencer da tese de que foi proposta.  De cunho propositivo e de base qualitativa, a pesquisa objetiva propor, para este artigo, uma sequência didática que favoreça o processo de apropriação da compreensão das estratégias argumentativas na prova oficial aplicada na rede pública SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), por alunos do 9º ano, com foco especialmente no descritor 6 (Distinguir fato de opinião relativa ao fato). Esse descritor apresenta uma lacuna na aprendizagem, o que é revelado nos relatórios das aplicações do SPAECE e nos motivou para a realização desta pesquisa.

Palavras-chave: texto; fato e opinião; sequências textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal do Ceará

Professora da Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME). Especialista em Argumentação e Oratória (Barão de Mauá). Mestra pelo Programa Profissional em Letras -PROFLETRAS- Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Protexto (UFC).

, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Linguística Aplicada pela UECE. Integrante do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística - UFC. Atualmente, é professora e Agente de Gestão da Inovação Educacional da Seduc - Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Com experiência em elaboração de itens e em avaliação de redação em larga escala. Professora colaborada na Especialização Ensino de Língua Portuguesa na UECE e do quadro permanente do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras / UFC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto e de Linguística Aplicada com ênfase em Metadiscurso na perspectiva interativa, Compreensão Leitora, Gêneros Textuais, Referenciação e Avaliatividade aplicadas ao ensino e à elaboração de material didático.

Suelene Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta do Curso de Letras, Vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão, de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo PROTEXTO e GELP/COLIN, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

DE CARVALHO LEAL, Francisca Veônica; ARAÚJO DOS SANTOS, Sâmia; SILVA OLIVEIRA, Suelene. FATO E OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 228–245, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94347. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94347. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.