FATO E OPINIÃO
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94347Palavras-chave:
sequências textuais, fato e opinião, textoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Embasamos nosso trabalho na interface entre a Linguística Textual e, mais especificamente, em Cavalcante et al (2022) ao afirmar que todos os textos se organizam e se estruturam para realizar os atos comunicativos, a Análise Textual dos Discursos, nos pressupostos teóricos de Adam (2019), que propõe cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e dialogal e na Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que defendem o objetivo de persuadir o seu ouvinte e o convencer da tese de que foi proposta. De cunho propositivo e de base qualitativa, a pesquisa objetiva propor, para este artigo, uma sequência didática que favoreça o processo de apropriação da compreensão das estratégias argumentativas na prova oficial aplicada na rede pública SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), por alunos do 9º ano, com foco especialmente no descritor 6 (Distinguir fato de opinião relativa ao fato). Esse descritor apresenta uma lacuna na aprendizagem, o que é revelado nos relatórios das aplicações do SPAECE e nos motivou para a realização desta pesquisa.
Palavras-chave: texto; fato e opinião; sequências textuais.
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