ARGUMENTATIVIDADE NO CONTÍNUO DA IMPOLIDEZ

UMA ABORDAGEM TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94294

Palavras-chave:

texto, argumentatividade, contínuo da impolidez, redes referenciais

Resumo

Neste artigo, partindo de uma vertente brasileira da linguística textual (Cavalcante et al., 2022), assumimos que a argumentatividade é uma condição de todo texto e que as motivações argumentativas influenciam todas as estratégias de organização textual. Desse modo, tomando como critério analítico os processos referenciais, que acionam os referentes em rede nos textos (Matos, 2018), buscamos demonstrar que o uso da impolidez é uma estratégia argumentativa e se manifesta nos textos em diferentes graus, sendo um deles a violência, a qual ocupa um dos extremos do que denominamos, com base em Fernandes (2024), “contínuo da impolidez”. A demonstração de como a impolidez opera estrategicamente é baseada na análise de comentários em postagens de perfis de jornais na rede social Instagram. Os processos referenciais são mobilizados para atualizar níveis de impolidez que atuam como modos mais ou menos agressivos de marcar, no texto, os pontos de vista dos comentaristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal do Ceará

É graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará, durante a qual desenvolveu pesquisa com ênfase na textualidade de produções escritas escolares; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, ocasião em que pesquisou acerca da exotopia no planejamento docente com uso de recurso tecnológico; doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, momento em que desenvolveu tese acerca dos efeitos impolidos e/ou violentos propiciados pela construção de redes referenciais. Atualmente, filiada aos estudos textuais desenvolvidos pelo grupo Protexto, realiza pesquisas com foco nas marcas textuais de impolidez/violência em ambientes digitais.

, Universidade Federal do Ceará

É doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); tem mestrado em Linguística (2020) e graduação em Letras (2017) pela mesma universidade. É professor de língua portuguesa, tendo experiência principalmente com ensino de redação. Também é editor de livros didáticos no Master Soluções Educacionais. É membro do grupo de pesquisa Protexto (UFC) e desenvolve pesquisas na área de Linguística Textual, especificamente nas relações do texto com a argumentação e a tecnodiscursividade.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

OLIVEIRA FERNANDES, Jessica; LIMA DE OLIVEIRA, Rafael. ARGUMENTATIVIDADE NO CONTÍNUO DA IMPOLIDEZ: UMA ABORDAGEM TEXTUAL. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 23–39, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94294. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94294. Acesso em: 5 dez. 2025.