A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PERFIL PROFISSIONAL NO CONTEXTO ATUAL.

Autores

  • Ricardo Santos David FCU - Florida Christian University / EUA.

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i17.18802

Palavras-chave:

Coordenador Escolar, Coordenador Pedagógico, Formação Docente.

Resumo

RESUMO: O objetivo desta pesquisa bibliográfica é avaliar entre a ideal e real vivencia no ambiente escolar. O artigo tem como intenção identificar as atribuições do coordenador escolar (pedagógico) dentro da escola a partir da legislação vigente, e refletir através de dados, contribuindo e construindo uma identidade, como superação aos desafios diante dos traveses no cotidiano escolar. A pesquisa traz uma visão conceitual da legislação seguida da realidade do papel do coordenador escolar, e confirmar a hipótese do coordenador escolar atualmente está desempenhando funções burocráticas, deixando de lado seu verdadeiro papel na escola, de apoio pedagógico junto aos professores. Apresentando sugestões aos coordenadores supervisores e os professores, para planejar suas aulas. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com afinco suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores. Destacamos a relevância do planejamento participativo para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, inclusive do gestor. Consideramos que o coordenador precisa resgatar sua identidade para se conscientizar de suas reais atribuições, só assim conseguirá realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.

 

Palavras - chave: Coordenador Escolar; Coordenador Pedagógico; Formação Docente.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, FCU - Florida Christian University / EUA.

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela Uniatlantico. Especialista em Docência do Ensino Superior e Literatura, pela Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro. Coordenador e Pesquisador no Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha.

Referências

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

DAVID, Ricardo Santos. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PERFIL PROFISSIONAL NO CONTEXTO ATUAL. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 143–157, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i17.18802. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/18802. Acesso em: 13 out. 2024.

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