O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Cristiani Hembecker Bonfim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo
  • Luciana de Sousa Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo
  • Rita de Cássia Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo
  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i21.40196

Palavras-chave:

Formação humana integral, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, técnica de prospecção.

Resumo

O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área.

 

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

BONFIM, Cristiani Hembecker; SILVA, Luciana de Sousa Alves da; SILVA, Rita de Cássia Gomes da; PEREIRA, Álvaro Itaúna Schalcher; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves. O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 31–55, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i21.40196. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196. Acesso em: 11 dez. 2024.

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