Os saberes e os desafios da docência

o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44255

Palavras-chave:

Docência. Educação Profissional. Desafios da educação. Saberes do docente. Formação de professores.

Resumo

Este texto tem como objetivo fazer um percurso pelas pesquisas que realizaram o estado da arte sobre os saberes necessários à docência tanto na educação em geral quanto na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Pretende-se dialogar com esses autores, indagando se há algumas particularidades nesses saberes que permitam afirmar que para a EPT os saberes e desafios da docência são diferentes de outras níveis e modalidades de ensino. Feito isso, será tecido um diálogo com Freire (1996) e Aguiar Júnior (2010) que tratam, respectivamente, dos saberes necessários à formação do educador e dos desafios à prática docente. Para articular esses objetivos, foram também realizadas entrevistas com 43 professores de uma instituição da rede EPT, guiadas principalmente pelos cinco desafios da docência elencados por Aguiar Júnior, quais sejam: promover e sustentar engajamento dos estudantes nas tarefas escolares, ressignificar conteúdos escolares, construir um currículo composto por atividades, estabelecer interações discursivas produtivas, com participação dos estudantes e lidar com a diversidade cultural, motivações, ritmos e habilidades dos estudantes.

 

Biografia do Autor

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Integra o Colegiado do Curso de Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica-Polo IFSC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia (2010). Mestre em Linguística pela UFSC (2001). Realizou, como bolsista PNPD/CAPES, Pós-Doutoramento junto à Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, na linha de pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Maria dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Centro de Referência em Formação e EaD. Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina- IFSC.

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Faculdade de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina- Udesc.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

SPESSATTO, Marizete Bortolanza; VIELLA, Maria dos Anjos Lopes; CARMINATI, Celso João. Os saberes e os desafios da docência: o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 223–243, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44255. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44255. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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