Práticas Educativas e o Ensino de Arte na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Luana Cassol Bortolin Instituto Federal Farroupilha
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha
  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44221

Palavras-chave:

Práticas educativas. Ensino de arte. Educação profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as práticas educativas dos professores de arte na educação profissional e discutir como a arte tem colaborado para integração curricular. Deste modo, através de uma metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco professores de arte atuantes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para a análise das narrativas foi necessária análise de conteúdo Bardin (2006). Nos apoiamos em interlocutores como Barbosa (2010), Araújo e Frigotto (2015), Araújo e Rodrigues (2010), Zabala (1998) os quais, auxiliaram na interpretação dos dados. Foi possível observar que a arte tem um papel fundamental no ensino integrado por articular a estética, a reflexão, a crítica e a política, contribuindo, deste modo,  para a formação e autonomia do sujeito.

Biografia do Autor

Luana Cassol Bortolin, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria(2013) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Norte do Paraná(2015). Atualmente é da Universidade Federal do Pampa.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Possui Graduação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atuando em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação em Educação Profissional - ProfEPT.

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Atualmente é coordenadora de área do PIBID Biologia do campus São Vicente do Sul e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

CASSOL BORTOLIN, Luana; BRANCHER, Vantoir Roberto; PANIZ, Catiane Mazocco. Práticas Educativas e o Ensino de Arte na Educação Profissional e Tecnológica . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 82–103, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44221. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44221. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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