O perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no IFMG-campus Ouro Preto:

primeiras aproximações

Autores

  • Fabíula Tatiane Pires Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60054

Palavras-chave:

Professores licenciados. Educação Profissional e Tecnológica. Rede Federal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as primeiras aproximações relativas ao perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMG), particularmente no campus Ouro Preto. Após justificar a escolha do lócus da pesquisa, o artigo se estrutura a partir da análise do levantamento bibliográfico realizado, seguido de apresentação e análise dos dados coletados para estabelecer uma aproximação do perfil daqueles docentes. Nas áreas básicas do IFMG – campus Ouro Preto, tem-se um número superior de professores licenciados em relação aos professores bacharéis. São professores, em sua maioria, efetivos e com regime de trabalho em dedicação exclusiva. Essas condições em muito os diferenciam, por exemplo, dos professores que atuam na rede estadual de ensino de Minas Gerais (AMORIM; SALEJ; BARREIROS, 2018).

Biografia do Autor

Fabíula Tatiane Pires, Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

Doutoranda em Educação pelo PPGE- FaE / UFMG. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e pós-graduado em Pedagogia de Negócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG. Atualmente é pedagogo do Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação - docência e supervisão - iniciamos há anos, na educação profissional técnica de nível médio e na formação de pessoas em empresas. Em 2012 iniciei, como participante, não um grupo de pesquisa Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EPIEJA / CEFET-MG, nesse mesmo ano e instituição, participei como formadora, em docência de adultos, do Programa de Estudos em Engenharia,

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

PIRES, Fabíula Tatiane. O perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no IFMG-campus Ouro Preto: : primeiras aproximações. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 46–64, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60054. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60054. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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