Letramento científico na EPT: o que nos diz o projeto pol´ítico pedagógico do IFRN

Autores

  • Leonardo Alcântara Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jackson Pereira de Sousa Kaiser Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60097

Palavras-chave:

Projeto político pedagógico, Educação Profissional, Conhecimento Científico

Resumo

Comumente utilizada nas produções acadêmicas, a análise de conteúdo em documentos é resultado de um esforço do pesquisador em encontrar recortes, fatos, falas ou outros itens que podem contribuir para sua pesquisa. Este trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do IFRN na qual se procurou fundamentos para basilar as práticas pedagógicas e docentes para construir nos estudantes habilidades inerentes ao Letramento Científico (LC). A análise do conteúdo foi embasada em Bardin (2011). Os resultados obtidos dialogam com autores que discutem o LC, como Santos (2007) e Norris e Phillips (2003) e os fatores que devem ser levados em conta para sua construção. Além disso, é possível constatar a presença de elementos no documento que orientam para o desenvolvimento do LC. Espera-se que esse trabalho possa auxiliar professores que refletem sua prática e que buscam nos documentos institucionais instrumentos para aprimorar o fazer docente.

Biografia do Autor

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Jackson Pereira de Sousa Kaiser, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Referências

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

ALCÂNTARA ALVES, Leonardo; KAISER, Jackson Pereira de Sousa. Letramento científico na EPT: o que nos diz o projeto pol´ítico pedagógico do IFRN. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 11–23, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60097. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60097. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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