Estudo comparado da educação profissional em países da américa do sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai

Autores

  • Kelsen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Érica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Giselda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Jesaias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Vitor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60140

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação comparada, Países da América do Sul

Resumo

Neste presente artigo é concebido um diálogo comparativo entre a educação profissional em países da América do Sul, especificamente Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai, objetivando identificar aproximações e distanciamentos nos modelos de educação profissional praticados pelos países objetos desta pesquisa. Adotou-se a pesquisa qualitativa como percurso metodológico, empreendeu-se uma análise comparada de informações constantes em documentos oficiais das nações estudadas e disponíveis em recursos bibliográficos. Tal estudo possibilitou o entendimento de que há mais semelhanças do que diferenças em relação à educação profissional vivenciada nos quatro países analisados, reservadas às especificidades sócio-histórico-culturais de cada nação.

Biografia do Autor

Kelsen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sertão-PE

Érica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sertão-PE

Giselda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sertão-PE

Jesaias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sertão-PE

Vitor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sertão-PE

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

OLIVEIRA, Francisco Kelsen de; RUSSO, Érica Marianne Baldino Nunes; LEITE, Giselda de Souza Moraes Ferraz; ANDRADA, Jesaias Jorge de; LORENZO, Vitor Prates. Estudo comparado da educação profissional em países da américa do sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 563–592, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60140. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60140. Acesso em: 12 nov. 2024.

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