História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica:

as narrativas do processo de implantação e expansão do Instituto Federal do Amapá

Autores

  • Ramofly Bicalho UFRRJ
  • Pedro Clei Sanches Macedo Instituto Federal do Amapá - IFAP

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60156

Palavras-chave:

Educação profissional. Memória. Desenvolvimento regional. História da educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar a história e memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá a partir das narrativas dos pioneiros que contribuíram significativamente na construção da proposta pedagógica de educação profissional e tecnológica nos primeiros anos de sua implantação (2007 a 2014). A pesquisa buscou analisar os documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados a educação profissional no Brasil e no Amapá, com destaque a Lei de criação dos Institutos Federais, Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, entre outros dispositivos legais. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os resultados revelam os caminhos minuciosos percorridos no processo de transformação da Escola Técnica Federal do Amapá (ETFAP) em Instituto Federal do Amapá (IFAP), a instalação em unidades provisórias, a escolha dos primeiros cursos e sua importância para o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, UFRRJ

Professor Associado II na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Pedro Clei Sanches Macedo, Instituto Federal do Amapá - IFAP

Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Amapá. Mestre em Educação Agrícola pela UFRRJ. Doutorando em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

BICALHO, Ramofly; MACEDO, Pedro Clei Sanches. História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica: : as narrativas do processo de implantação e expansão do Instituto Federal do Amapá. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 372–395, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60156. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60156. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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