Cibercultura e educação para o trabalho:

tecnologias e aceleração social do tempo na formação humana omnilateral

Autores

  • Valmir Rogério e Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Rossana Viana Gaia Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.62651

Palavras-chave:

Ensino. Cibercultura. Aceleração social do tempo. Formação humana omnilateral.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo evolutivo das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC, intensificada pelo fenômeno da aceleração social do tempo, com o propósito de compreender como tais tecnologias dialogam com os princípios da formação humana omnilateral, no âmbito do ensino técnico integrado ao médio. A pesquisa faz parte de estudo realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e problematiza o uso das TDIC na educação integral do trabalhador com avanços e retrocessos que podem contribuir para a manutenção do sistema capitalista. Este estudo possui abordagem qualitativa e utiliza como instrumento metodológico a revisão de literatura. Os resultados evidenciaram a relação do avanço tecnológico com os preceitos da formação humana omnilateral e a necessidade de ampliar esse debate em diferentes áreas do conhecimento para fomentar a discussão sobre as TDIC na educação integral.

Biografia do Autor

Valmir Rogério e Silva, Instituto Federal de Alagoas

Secretário escolar na rede pública estadual de Alagoas. Licenciado em Letras e graduado em Sistema de Informação pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, Mestrando do Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT pelo Instituto Federal de Alagoas-IFAL.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0948-4198

Rossana Viana Gaia, Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió)

É professora titular do Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió) onde integra a Coordenação de Letras e Linguagens (COLIC) e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT/IFAL/CNPq) e do Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia (GEDON/UFAL/CNPq). Professora permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em rede. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986), especialista em Literatura Brasileira (Universidade Federal de Alagoas, 1992) mestre em Educação (Universidade Federal da Paraíba, 2001) e doutora em Letras e Linguística, na linha Análise do Discurso (Universidade Federal de Alagoas, 2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em mídia impressa, principalmente nos seguintes campos: leitura, estudo e ensino, produção textual, educomunicação, discurso. Autora dos livros Educomunicação & Mídias (Edufal, 2001) e A política na Mídia e a Mídia Política (Edufal, 2011). Especialista em Docência na Educação Profissional (IFAL, 2018). Desenvolveu estudos de pós-doutoramento na área de educomunicação no PPGCIn/UFPE sob supervisão do prof. Dr. Alex Sandro Gomes (2019). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7592-1881

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

SILVA, Valmir Rogério e; GAIA, Rossana Viana. Cibercultura e educação para o trabalho: : tecnologias e aceleração social do tempo na formação humana omnilateral. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 64–80, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i25.62651. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62651. Acesso em: 15 out. 2024.

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