Apresentação Geral

Palavras-chave: Dossiê

Resumo

Este volume traz o Dossiê Alianças de Gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação, organizado pelo professor Alfrâncio Ferreira Dias, professora Maria Helena S. Cruz, ambos da Universidade Federal de Sergipe – UFS, professor Paulo Brazão da Universidade da Madeira – UMa (Pt) e pela professora Ana Paula L. Nascimento do Instituto Federal de Educação do Sergipe – IFS. Um tema fundamental no momento em que estamos vivendo de perseguição e retrocesso nos direitos humanos do país e ao qual o campo educacional não escapa. Os 16 artigos do dossiê transitam em temas que vão da epistemologia à políticas públicas, da violência de gênero à psicologia, todos tendo como pano de fundo a educação. Este é um dos mais ricos e profundos dossiês que já publicamos, temos a certeza que se tornará referência nos estudos do tema tanto no Brasil quanto fora dele.

Ao mesmo tempo, publicamos 11 artigos de fluxo contínuo numa demanda represada desde o segundo semestre do ano passado, a estes pesquisadores nossas sinceras desculpas, confiamos que conseguiremos dar normalidade às atividades rotineiras da Revista neste segundo semestre, voltando a publicar o fluxo contínuo a cada 8 artigos aprovados.

Biografia do Autor

Jerciano Pinheiro Feijó, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Graduado em História (2001, Especialista em Estudos Clássicos (Cultura Greco-romana) (2002), ambos pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutorando e Mestre (2016) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professor de educação básica e tecnológica do Instituto Federal do Ceará - Campus Caucaia. Tem experiência nas áreas de História com ênfase em História Antiga e História Regional do Cariri; Sociologia com ênfase em Educação; e Antropologia com ênfase em cultura e poesia popular. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação profissional, capitalismo, cultura popular, literatura popular e Cariri. 

Eneas de Araújo Arrais Neto, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Doutorado Sanduiche pelo Institute of Education da University of London - Uk (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999); Pós-doutorado em Filosofia da Arte e Subjetividade pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-Fr;Pós-Doutorado na UNINOVE em São Paulo, Brasil, em 2013, sobre Formação Humana Integral em Marx, Gramsci e na Teoria Crítica. 

Referências

Revista Labor
Publicado
2022-07-10
Como Citar
FEIJÓ, J. P.; ARRAIS NETO, E. DE A. Apresentação Geral. Revista Labor, v. 1, n. 27, p. 07, 10 jul. 2022.
Seção
Nota do Editor