Evasão escolar em tempos de adversidades:

saberes, políticas e práticas

Autores

  • Rosângela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • José Adelmo Menezes de Oliveira Instituto Federal de Sergipe/IFS
  • Ana Paula Leite Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Giuliana de Sá Ferreira Barros Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Cláudia Cunha Torres da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA/Simões Filho https://orcid.org/0000-0002-1701-9758

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72333

Palavras-chave:

Evasão Escolar, pandemia, políticas públicas

Resumo

O Dossiê Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas se inscreve como um espaço/tempo de interlocução de docentes, pesquisadores(as) e demais trabalhadores(as) da educação que se interessam pelos desafios que afetam a educação, detidamente pela prevenção da Evasão escolar. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), fundada em 2013, fruto de um conjunto de educadores(as) preocupados(as) com este fenômeno sistêmico, multidimensional e complexo. A ABAPEVE deriva de iniciativa da Profa. Dra. Rosemary Dore, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual participam pesquisadores(as) de vários estados do país, de diversas instituições de ensino públicas e privadas.

Biografia do Autor

Rosângela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe). Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), integra o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, membro do Comitê Científico da Casa Leiria e da Revista Angolana de Ciências. Orcid https://orcid.org/0000-0002-0630-3649

José Adelmo Menezes de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe/IFS

Possui Doutorado em Educação, com Tese sobre Formação Profissional da Pessoa com Deficiência e Mestrado em Educação Tecnológica (1997). É Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1993). Licenciado em Pedagogia (1991). É professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe/IFS. Atuou como Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe, de 2010 a 2014. Foi Coordenador (eleito) do Fórum de Dirigentes de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, biênio 2012-2014. Atuou como professor na Universidade Estadual de Feira de Santana/BA e em Faculdades particulares em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, desde 1998. É Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, desde 2009. É o Presidente (eleito) da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica e Superior, biênio 2020/2022. É o Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica do IFS, Edição 2020-2021. É pesquisador e possui publicações na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, Evasão escolar e Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Email: adelmo.oliveira@ifs.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7642-3427

Ana Paula Leite Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), lotada no Campus Lagarto desde o ano de 2009. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/2009). Especialista em Escola e Comunidade (UFS/2010). Mestra em Serviço Social (UFS/2014). Doutora em Educação (UFS/2019). Pós-Doutora em Educação (UFS/2021). 

Giuliana de Sá Ferreira Barros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2000). É doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2020). Tem mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professora efetiva no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação e sociedade, filosofia, formação de professores, didática e inclusão (Educação de surdos). 

Cláudia Cunha Torres da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA/Simões Filho

Doutora em Educação pela Universidad del Mar-Chile, reconhecido pela UFRJ. Especialista em Psicopedagogia pelo CEPOM. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA/Simões Filho. Tem experiência em Psicopedagogia Clínica, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Docência Superior e Formação de professores.

Referências

http://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

FRITSCH, Rosângela; OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; NASCIMENTO, Ana Paula Leite; BARROS, Giuliana de Sá Ferreira; SILVA, Cláudia Cunha Torres da. Evasão escolar em tempos de adversidades:: saberes, políticas e práticas. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 08–10, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.72333. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/72333. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.