Os fluxos escolares na educação profissional técnica de nível médio em uma escola técnica e suas relações com processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação

Autores

  • Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC
  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71841

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Fluxos escolares. Ensino médio.

Resumo

Neste artigo são analisados efeitos dos processos de ensino, de aprendizagem e avaliação nos fluxos escolares dos estudantes do ensino médio concomitante na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). A pesquisa evidencia relevância social na medida que oferece um diagnóstico que possibilita promover melhorias no projeto pedagógico. Ela tem como relevância acadêmica, o propósito de preencher uma lacuna na produção acadêmica pelo fato de investigar fatores intervenientes nos fluxos escolares correlatos às práticas pedagógicas, que possui baixa incidência de estudos com esse foco. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, exploratória e estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes do 1º ano do ensino médio concomitante reprovados e transferidos em 2018. Entre os resultados verificamos uma incidência maior do insucesso escolar, nos estudantes do 1º ano do ensino médio concomitante e dos estudantes beneficiários de bolsa CEBAS em relação aos demais. Quanto aos fatores intervenientes que se refletem nos fluxos escolares, destacamos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação sustentados no paradigma instrucionista e fragilidades socioeconômicas, culturais e familiares se ressaltaram. Concluímos que os processos analisados têm consequências positivas e negativas sobre os fluxos escolares. Diferentes paradigmas pedagógicos coexistem na escola, no entanto, o paradigma da instrução merece questionamento. Como limites deste estudo, registramos a necessidade de envolvimento de mais atores do processo educativo, como os docentes.

Biografia do Autor

Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro, Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2009). Pós-graduada em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EaD (2011), em Inspeção Escolar (2012), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2013), em Filosofia (2014) e em Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade (2020). Mestra em Mestrado Profissional em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (2020), atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no grupo de pesquisa Políticas Públiucas e Gestão Educacional Escolar, professora e coordenadora do Ensino Médio da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Tem experiência na área de Filosofia, orientação e gestão educacional.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1411-970X

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Graduação (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas (Coordenadora do Setor Serviços Sociais e Benefícios e Gerencia de Atenção ao Aluno). Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal, Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos), Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE) e membro do Comitê Científico da Casa Leiria e da Revista Angolana de Ciências.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

RIBEIRO, Caroline Lourenço de Almeida; FRITSCH, Rosangela. Os fluxos escolares na educação profissional técnica de nível médio em uma escola técnica e suas relações com processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 281–302, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71841. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71841. Acesso em: 19 abr. 2024.

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