Apresentação Dossiê:

Educação e capitalismo no Brasil: temas clássicos e problemas atuais.

Autores

  • Ricardo Scopel Velho Instituto Federal Catarinense
  • Michel Goulart da Silva Instituto Federal Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.70868

Palavras-chave:

educação, capitalismo, crise, trabalho

Resumo

É nesse intuito que apresentamos o dossiê sobre “Educação e capitalismo no Brasil: temas clássicos e problemas atuais”, na revista Labor. Nele, as discussões teóricas estão permeadas de vivências dos pesquisadores e trazem à tona uma série de elementos para uma atualização das discussões acerca da temática proposta. Estão presentes na edição que vocês têm acesso agora questões como a inserção do capitalismo brasileiro no sistema mundial; a contribuição do marxismo à educação; a formas de gestão do capital aplicadas às escolas; a relação do ensino médio com as exigências da forma capitalista de produção; estratégias de luta dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Ricardo Scopel Velho, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Sociologia Política. Graduado em Ciências Sociais, na UFSC. Vice-líder do Grupo de Estudos em Atualidades (GEA), no IFC. Participante do Grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE). Professor no Instituto Federal Catarinense, campus de Rio do Sul. Tem atuação na área de sociologia crítica, com ênfase nos seguintes temas: formação social brasileira, economia política e trabalho/educação.

Michel Goulart da Silva, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense (IFC). Possui graduação e mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura no Brasil, modernização, marxismo e cultura política.

Referências

Volume 01 Edição 25

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

VELHO, Ricardo Scopel; SILVA, Michel Goulart da. Apresentação Dossiê:: Educação e capitalismo no Brasil: temas clássicos e problemas atuais. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 8–10, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.70868. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/70868. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Nota do Editor

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.