Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem”

Authors

  • Rosiléa Alves Nogueira
  • Jacira dos Santos Oliveira
  • Marcos Venícius de Oliveira Lopes
  • Raimunda Magalhães da Silva

Keywords:

Educação, Enfermagem, Disciplina.

Abstract

Este estudo exploratório da disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” oferecida no 1º semestre do curso de Pós-graduação em Enfermagem da UFC, objetivou analisar a sua influência para o desenvolvimento do aluno. Dados coletados a partir dos questionários distribuídos a 28 alunos e às 3 professoras da disciplina. Os resultados mostraram que: os alunos esperavam que a referida disciplina oferecesse uma introdução no curso; a maioria afirmou ter pouca dificuldade para acompanhar a disciplina. Com relação às professoras, suas expectativas e objetivos estavam congruentes com as dos discentes; em relação aos alunos, as expectativas das professoras estavam relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão; as dificuldades encontradas pelas docentes incluíam a valorização de notas altas por parte dos alunos, os mesmos recém ingressos na universidade e a indefinição quanto à escolha profissional. Concluímos que a disciplina estudada representa um suporte teórico valioso para a prática da profissão, a partir do momento em que configura a base para o desenvolvimento do aluno durante o curso, porém acreditamos que a maior interação entre as disciplinas que fazem o primeiro semestre deste curso pode contribuir para alcançar os objetivos almejados por docentes e discentes.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000014

Published

2000-08-21

How to Cite

Nogueira, R. A., Oliveira, J. dos S., Lopes, M. V. de O., & Silva, R. M. da. (2000). Reflexões sobre a disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem”. Rev Rene, 1(2). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/32756

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>