Intervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202144230

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus; Insulina; Telefone; Entrevista Motivacional; Ensaio Clínico.

Resumo

Objetivo: analisar o efeito de intervenção educativa via telefone sobre a descrição da técnica de aplicação de insulina. Métodos: ensaio clínico randomizado, realizado com 79 pacientes com Diabetes Mellitus, composto por dois grupos, 42 do grupo controle e 37 da intervenção. Realizaram-se quatro ligações telefônicas, em dois meses, para o grupo intervenção. O grupo controle recebeu somente acompanhamento convencional. Resultados: ao comparar a aplicação de insulina no pré e pós-teste, não houve diferença significativa (p>0,05) no grupo controle, mas melhoria de 80,0% no acerto das respostas sobre a técnica adequada, com p<0,021. Na comparação intergrupo, a descrição da autoaplicação de insulina, após a intervenção telefônica, foi melhor em 70,0% dos itens, com p<0,030. Conclusão: a intervenção educativa via telefone melhorou a descrição da técnica de aplicação de insulina em pacientes com Diabetes Mellitus e respectivos cuidadores. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos número U1111-1228-3200.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Moura, T. V. C. ., Sousa, A. F. R. de ., Machado, A. L. G. ., Carvalho, G. C. N. ., & Silva, A. R. V. da. (2020). Intervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizado . Rev Rene, 21, e44230. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202144230

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