Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica: comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20232491858

Palavras-chave:

Equipamento de Proteção Individual; COVID-19; Treinamento por Simulação.

Resumo

Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e profissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capacitação para uso de equipamentos de proteção individual na pandemia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário sociolaboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, teste Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resultados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ± desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoeficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, identificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com aprendizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Conclusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relacionadas à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontam que as atividades contribuíram positivamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas.

Referências

Ministério da Saúde (BR). Recomendação de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais [Internet]. 2020 [cited Jun 13, 2023]. Available from: https://www.saude.go.gov.br/files/banner_coronavirus/GuiaMS-Recomendacoesdeprotecaotrabalhadores-COVID-19.pdf

Cardoso FS, Sória DAC, Vernaglia TVC. The use of personal protection equipment in COVID-19 times: a literature review. Res Soc Dev. 2021;10(2):e55510212772. doi: https://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12772

Gleriano JS, Fabro GCR, Chaves LDP, Tomaz WB, Goulart BF. Reflections on the management of Brazilian Unified Health System for the coordination in facing COVID19. Esc Anna Nery. 2020;24(spe):e20200188. doi: https://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0188

Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Manual de simulação clínica para profissionais de enfermagem [Internet]. 2020 [cited Jun 13, 2023]. Available from: https://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/manual-simulacao-clinica-profissionais-enfermagem.pdf

Kaneko RMU, Lopes, MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453

Pimentão AR, Ueno TMRL, Silva AC, Nogueira TO, Oliveira MLC. Clinical simulation to comfort COVID-19: complementary training of nurses. Rev Enferm UFPE on line. 2021;15:e246653. doi: https://dx.doi.org/10.5205/1981-8963.2021.246653

Coelho LP, Castro LT, Couto BT. Prática deliberada em ciclos rápidos no treinamento de ressuscitação cardiopulmonar pediátrica: uma revisão de escopo. Rev Latino-am Simul Clin. 2022;4(3):85-93. doi: https://doi.org//10.35366/109708

Oliveira HC, Souza LC, Leite TC Campos JF. Personal Protective Equipment in the coronavírus pande- mic: training with Rapid Cycle Deliberate Practice. Rev Bras Enferm. 2020;73(suppl2):e20200303. doi: https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0303

André RPD, Oliveira HC, Gouvêa G, Fernandes FC, Jerônimo IRL, Campos JF. Orotraqueal intubation training in the coronavírus pandemic: application of the rapid cycle deliberate practice. Rev Bras Educ Med. 2021:45(3):e136. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210019

Dresch A, Lacerda DP, Antunes Junior JAV. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman; 2015.

March ST, Smith GF. Design and natural science research in Information Technology. J Intel Dec Sup Systm. 1995;15(4):251-66. doi: https://doi.org/10.1016/0167-9236(94)00041-2

Peffers K, Tuunanen T, Chatterjee MARS. A design science research methodology for information systems research. J Manag Inf Sys. 2007;24(3):45-77. doi: https://dx.doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302

Schubert D. Sugestão de simulação in-situ COVID-19. ABRAMED [Internet]. 2020 [cited Jun 12, 2023]. Available from: http://abramede.com.br/wp-content/uploads/2020/03/simulacao_covid_19.pdf

Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Rev Latino-am Enfermagem. 2015;23(6):1007-13. doi: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643

Meneses PPM, Abbad GS. Construção e validação instrumento para avaliar autoeficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol Reflex Crit. 2010;23(1):121-30. doi: http://doi.org/10.1590/S0102-79722010000100 015

Olímpo CG, Fulguini FL, Garbuiu DC, Carvalho EC. Learning style and level of satisfaction in nurse clinical simulation. Acta Paul Enferm. 2021;34eAPE001675. doi: https://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO0001675

Santos ECA, Fontes CJF, D’Artibale EF, Miravete JC, Ferreira GE, Ribeiro MRR. Simulation for teaching cardiorespiratory resuscitation by teams: setting and performance assessment. Rev Latino-Am Enfermagem. 2021;29:e3406. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3932.3406

Teixeira CFS, Pinto ICM, Souza EA, Lisboa ES, Espiridião MA, Andrade LR. The health of healthcare professionals coping with the Covid-19 pandemic. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25(9):3465-74. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020259.19562020

Campanati FLS, Ribeiro L, Silva ICR, Hermann PRS, Brasil GC, Carneiro KKG, et al. Clinical simulation as a Nursing Fundamentals teaching method: a quasi-experimental study. Rev Bras Enferm. 2022;75(02):e20201155. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1155

Reis SN, Neves CC, Alves DA, Lopes RRS, Souza KV, Ribeiro LCC, et al. Knowledge, satisfaction, and self-confidence in health professionals: simulation with manikin versus simulated patient. Rev Enferm Ref. 2020;5(3):e20034. doi: https://doi.org/10.12707/RV20034

Coutinho VRD. Simulação realística em contexto de Enfermagem. Rev Enferm Contemp [Internet]. 2022 [cited Jun 12, 2023];11:e4217. Available from: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4217

Butafava EPA, Oliveira RA, Quilici AP. Student satisfaction and self-confidence inrealistic simulation and the experience of knowledge perpetuation. Rev Bras Educ Med. 2022;46(4):e166. doi: http://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210479.ing

Bizario JCS, Vaccarezza GF, Brandão CFS. Desenvolvimento de habilidades em ambientes controlados e simulação para segurança dos usuários SUS na graduação. Rev Inter Educ Saúde. 2020;4(1):45-51. doi: https://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2885

Matos CAC, Correa JFB, Moraes LCLS. Autoeficácia e motivação para aprender: uma investigação entre estudantes bacharelados em administração. Rev Gestão Sust. 2020;2(1):57-70. doi: https://doi.org/10.36661/2596-142X.2020v2i2.10811

Balsan LAG, Carneiro LL, Bastos AVB, Costa VMF. Adaptation and validation of the New General Self-Efficacy Scale. Aval Psicol. 2020; 19(4):409-19. doi: https://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1904.16654.07

Menezes AN, Alves BM, Barbosa RPC, Campos PC. A influência da crença de autoeficácia no desempenho doas alunos do IFMG - BAMBUÍ. Psicol Esc Educ. 2020;24:e202380. doi: https://doi.org/10.1590/2175-35392020202380

Menezes A. A autoeficácia no processo de aprendizagem. Rev Esp Acad [Internet]. 2020 [cited Jun 12, 2023];20(224):176-8. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51324

Bressa RC, Murgo CS, Sena BCS. Associations between teacher self-efficacy and the use of Objective Structured Clinical Examination in medical education. Rev Bras Educ Med. 2021;45(1):e001. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200130.ING

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Almeida, V. C. dos R. A., Lima, J. C., Ferreira, G. E., Oliveira, J. L. C. de, Miraveti, J. de C., & Ribeiro, M. R. R. (2023). Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica: comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde. Rev Rene, 24, e91858. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20232491858

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)