AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES

Autores

  • Tássia Pinheiro de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Francisco José Lima Sales Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i21.39716

Palavras-chave:

Políticas. Educação Profissional. Qualificação. Trabalhadores.

Resumo

Neste estudo, faremos um resgate histórico das políticas de educação profissional no Brasil, visando identificar a concepção de qualificação proposta pelas políticas de educação profissional.  Partiremos da história da educação profissional desde o Brasil Colônia até os anos 2000, vislumbrando o processo de qualificação em cada década até chegarmos ao Pronatec. Tais discussões serão subsidiadas pelos pensamentos de Manfredi (2002), Libâneo (2001), Cunha (2000a) e Ferreti (1997). É possível perceber que a perspectiva tecnicista persiste atualmente, principalmente através dos programas de qualificação, a exemplo do Pronatec, tendo em vista que a qualificação, de modo geral, é rápida e focada nos processos produtivos.

Biografia do Autor

Tássia Pinheiro de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação

Francisco José Lima Sales, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

SOUSA, Tássia Pinheiro de; LIMA SALES, Francisco José. AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 98–118, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i21.39716. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39716. Acesso em: 31 out. 2024.

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