O uso de jogos eletrônicos digitais nas aulas de educação física

Uma Experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Janner Silva da Costa Professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM)
  • Alexandra Nascimento De Andrade UFAM
  • Marcela Dantas Ximenes Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Carolina Brandão Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.44465

Palavras-chave:

Educação física, Ensino fundamental, Jogos eletrônicos

Resumo

 Este artigo é resultado de uma intervenção pedagógica, que teve como objetivo investigar o uso do jogo eletrônico Just Dance para o processo de leitura das produções e manifestações culturais corporais, concebidas no contexto da linguagem corporal, nas aulas de Educação Física, com alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual , da zona leste da cidade de Manaus - AM. Desta maneira, verificamos as possibilidades do uso dos jogos eletrônicos do  XBOX nas aulas práticas de Educação Física, tecendo uma reflexão sobre o papel que as diferentes mídias ocupam na sociedade contemporânea e como seu uso pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem – destacando uma experiência nas aulas de Educação Física. Mediante a uma pesquisa-ação interventiva, organizada por meio de uma sequência didática, percebemos a necessidade de o professor aliar as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Pois, diante dos resultados evidenciamos a satisfação e participação dos alunos ao jogarem o Just dance nas aulas de  Educação Física, o que pode ser aliado aos conteúdos e, com isso conseguir maior número de adeptos de uma vida mais ativa e saudável, trabalhando a motricidade, a coletividade, a coordenação motora, entre outros objetivos deste componente curricular. Dentre as inúmeras opções de jogos eletrônicos digitais que podem ser trabalhados neste sentido, destacamos o Just Dance, por ter sido escolhido pelos alunos desta investigação.

Biografia do Autor

Janner Silva da Costa, Professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM)

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil. Professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM).

Marcela Dantas Ximenes , Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Possui graduação em Educação Física e Pedagogia, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Atividade Física e Desporto (UMa/Portugal), reconhecido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora Bolsista da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Professora credenciada do Plano Nacional de Formação de Professores - CAPES/PARFOR/UEA. Atua principalmente nos seguintes temas: Ciências do Esporte e Exercício (treinamento com crianças e jovens) - Tem experiência na área de Educação, tecnologia educacional, esporte e saúde.
Contribuição de co-autoria: Formatação, contexto da cultura corporal do movimento, aulas práticas do componente curricular de Educação Física e tecnologia educacional.

https://orcid.org/0000-0003-4713-4877  

Carolina Brandão Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduada em Pedagogia e mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2010), Braga – Portugal, na área de Políticas, Administração e Sistemas educacionais. Atualmente é pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Pedagoga do Museu Amazônico, e diretora da Divisão de Difusão Cultural - Universidade Federal do Amazonas. Também atua como professora no doutorado em Educação na rede de educadores da região Norte EDUCANORTE (UEA).

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9527-6322

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

COSTA, Janner Silva da; DE ANDRADE, Alexandra Nascimento; DANTAS XIMENES , Marcela; GONÇALVES, Carolina Brandão. O uso de jogos eletrônicos digitais nas aulas de educação física: Uma Experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 261–273, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.44465. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44465. Acesso em: 5 dez. 2024.

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