Constituição identitária do professor do ensino técnico de nível médio

Autores

  • Viviane Cardoso Cunha de Lima Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60205

Palavras-chave:

Identidade profissional. Ensino técnico. Professor de educação tecnológica

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada com professores de ensino técnico nível médio que atuam em escolas do Centro Paula Souza, no estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos dados foram produzidos com entrevistas narrativas feitas com cinco docentes (três do sexo masculino e duas do feminino), de diferentes unidades escolares. Objetiva-se, neste texto, buscar indícios da constituição da identidade desse profissional a partir da experiência vivida e percebida por ele na prática docente. Desses cinco docentes, dois eras licenciados, os demais tiveram formação técnica e não tinham intenção de ser professores. No entanto, ao ingressarem na rede de ensino foram se identificando com a profissão dadas as boas condições de trabalho docente; eles se sentem valorizados na instituição. Eles se constituíram professores no exercício da profissão docente e constroem a identidade profissional nas relações interpessoais com alunos e colegas. O ambiente institucional favorece a realização de trabalhos coletivos e os professores se sentem com status por participar da rede.

Biografia do Autor

Viviane Cardoso Cunha de Lima, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Atualmente a pesquisadora é professora de ensino médio técnico convocada para representar o Centro Paula Souza junto à Comissão de Execução de Desenvolvimento, de que trata o Decreto 60.089/2014 que dispõe sobre a implementação do sistema de gestão integrada de recursos humanos e de folha de pagamento-Gestão Integrada RH-Folh@ da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3622-6223

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e ao curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Atua em cursos de extensão voltados à formação docente e ao desenvolvimento curricular em matemática. Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. É editora da Revista Horizontes. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2. É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM).

https://orcid.org/0000-0001-6724-2125

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

LIMA, Viviane Cardoso Cunha de; NACARATO, Adair Mendes. Constituição identitária do professor do ensino técnico de nível médio . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 297–317, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60205. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60205. Acesso em: 26 abr. 2024.

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