Um resgate histórico do PROEJA do IF Sudeste MG:
ecos trazidos pelos documentos
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60212Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Análise Documental, PerfilResumo
Este artigo tem como objetivo realizar um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba por meio da análise crítica dos ecos trazidos pelos documentos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA, integrado ao Ensino Médio, que vigorou nesse campus no período de 2008 a 2013. Para isso, a metodologia deste estudo foi de abordagem qualitativa, com caráter exploratório utilizando a pesquisa documental como instrumento de análise. Os resultados encontrados apontam que o perfil dos estudantes é formado principalmente por mulheres, com idade de até 30 anos, oriundos de Rio Pomba e de pequenas cidades ao seu entorno. O currículo do curso aponta tensões em relação à integração e ao atendimento às necessidades do público dessa modalidade. Quanto à gestão institucional, ainda é ecoado a resistência de oferta de curso PROEJA na instituição, mesmo com as obrigações legais trazidas pelos documentos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC/SETEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 30 mar. 2020.
________. Ministério da Educação. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 05 nov. 2019.
________. Ministério da Educação. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 02 nov. 2019.
________. Ministério da Educação. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.htm.Acesso em: 30 out. 2019.
________. Ministério da Educação. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm
________. Ministério da Educação. Decreto nº 9.465, de 02 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE.. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9465.htm.Acesso em: 02 marc. 2020.
________. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 out. 2019.
________. Ministério da Educação. Parecer n° 11/2000. Brasília, DF: Ministério da Educação: 9 junho. 2000. Disponível em: http://www.forumeja.org.br/files/legisla%C3%A7%C3%A3o%202_0.pdf. Acesso em: 21 abril. 2020.
________. Ministério da Educação. Portaria n° 2.080/05. Brasília, DF: Ministério da Educação, 13 jun. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejaportaria2080.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
________. Ministério da Educação. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial e Continuada / Ensino Fundamental - Documento Base. Brasília: MEC/SETEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba/MG. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA- CEFET-RP; Rio Pomba: 2008.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário. ano 3, n. 3, p. 1-20, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/viewFile/6122/5087. Acesso em: 11 out. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP, 2018. 320 p.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Juiz de Fora, MG, 2014. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/pdi/pdi-plano-de-desenvolvimento-institucional.pdf. Acesso em 04 abr. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS-CAMPUS RIO POMBA. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA- Campus Rio Pomba Rio Pomba: 2009.
_________. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA- Campus Rio Pomba Rio Pomba: 2012.
MIRANDA, Paula Reis de. “O PROEJA vai fazer falta”: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A7VPWU Acesso em: 17 out. 2019.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, vol.2-2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110 Acesso em: 17 out. 2019.
_______. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: Entre potencialidades e entraves diante de projetos societários em disputa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.355. Acesso em: 20 maio. 2020.
RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: Ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: Jaqueline Moll e colaboradores. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, PR: Editora Artmed, 2010, v.1, p.43-57.
SILVA, Mônica Ribeiro da; ALMEIDA, Adriana de. A problemática da evasão no processo de implantação do PROEJA no Estado do Paraná. In: Mônica Ribeiro da Silva; Mário Lopes Amorim; Edaguimar Orquizas Viriato. (Org.). PROEJA: educação profissional integrada à EJA: entre políticas e práticas. Curitiba - Pr: Editora da UTFPR, 2011, v. 1, p. 133-159.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).