Formação do leitor na EPT

um relato de experiência

Autores

  • Laikui Cardoso Lins Instituto Federal Baiano
  • João Rodrigues Pinto IF Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60229

Palavras-chave:

Formação do leitor, EPT, Clube de leitura, literatura

Resumo

Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, em que os envolvidos se colocam ativamente no ato de ler e interpretar. O objetivo é construir práticas de leituras em simbiose com o valor do trabalho, enfatizando a criação de estratégias à formação de leitores críticos. O estudo, mostra que é possível, através da leitura literária, promover ações que aproximem saberes diversos da vida concreta, para a formação integral dos estudantes

Biografia do Autor

Laikui Cardoso Lins, Instituto Federal Baiano

Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - (2009), é graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas (2006) pela mesma instituição de ensino superior. Tem experiência como docente na área de Língua Portuguesa nos níveis fundamental, médio e superior e, eventualmente, ministra cursos e profere palestras em cursos de formação de professores, abordando as temáticas da produção textual na escola e correção de textos escolares; Além de desenvolver outras atividades relacionadas aos temas: literatura e cinema, recepção cinemtográfica, história do cinema e cinema novo. Atualmente é Professora efetiva do Instituto Federal Baiano campus Teixeira de Freitas - BA.

João Rodrigues Pinto , IF Bahia

Escritor e Professor, possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Especialização em História do Brasil (UFES), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-Minas. É autor dos livros: Canivete (romance), Espelho do Tempo (romance), Cindagorda (teatro), O Chapéu do Lobo (teatro), O coelho e a onça (teatro), Nó na Garganta (romance), História da Comunidade Santo Antonio - norte do ES (pesquisa). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA- Campus Vitória da Conquista/BA.

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 7 ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010.

BAMBIRRA, Vânia. Capitalismo dependente latino-americano. Tradução: Fernando Correa Prado e Marina Machado Gouvêa. Florianópolis: Insular, 2012.

BATISTA, Antônio Augusto G. Aula de Português: discursos e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução. 3 ed. Brasília, 2001, v. I.

_______. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3 ed. Brasília, 2001, v. 2.

_______. Ministério da Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações curriculares para o ensino médio, I. Brasília, 2006.

BUTLEN, Max. Formador de leitores, formador de professores: a trajetória de Max Butlen: depoimento. [abr./jun. 2015] São Paulo: Educ. Pesqui. Entrevista concedida a Belmira Oliveira Bueno e Neide Luzia de Rezende.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

CENTRO Nacional do Livro. Franceses leem 21 livros por ano, cinco vezes mais que brasileiros. 2019. Disponível em: < https://www.rfi.fr/br/cultura/20190313-franceses-leem-21-livros-por-ano-cinco-vezes-mais-que-brasileiros>. Acesso em: 12 jul. 2020.

FERRARO, Alceu Ravanello. Analfabetismo e Níveis de Letramento no Brasil: o que dizem os censos. Educação e Sociedade, Vol. 23, n. 81 – Especial, p. 24-47, dez. 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da Educação Profissional e Tecnológica com a universalização da Educação Básica. Educação e Sociedade, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1129-1152, out. 2007.

GÓMEZ, A. I.P.. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P..In: Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13 - 26.

INAF BRASIL 2018. Indicador de Alfabetismo Funcional: principais
resultados. São Paulo: 2018.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil 4. Organização de Zoara Failla. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de. Formação de leitores na Educação Profissional e Tecnológica: uma ação no Instituto Federal de Sergipe – Campus Estância. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2019.

PAIVA, Vanilda. Um século de educação republicana. Pró-Posições, Campinas, Volume. 1, n. 2, p. 7-21, jul. 1989.

PLANO Nacional de Educação. 2 – Ensino Fundamental, 2008. Disponível em: <https://www.observatoriodopne.org.br/indicadores/metas/2-ensino-fundamental/indicadores/porcentagem-de-criancas-de-6-a-14-anos-matriculadas-no-ensino-fundamental/127/>. Acesso em: 12 jul. 2020.

PLANO Nacional de Educação. 3 - Ensino Médio, 2008. Disponível em: <https://www.observatoriodopne.org.br/indicadores/metas/3-ensino-medio/indicadores>. Acesso em: 12 jul. 2020.

SANFELICI, Aline de M. SILVA, Fábio Luiz. Os adolescentes e a leitura literária por opção. Educar em Revista, Curitiba, 2015. p. 191-204. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283682769_Os_adolescentes_e_a_leitura_literaria_por_opcao. Acesso em: 12 jul. 2020.

SAVIANI, Demerval. Contribuição à elaboração da nova LDB: um início de conversa. ANDE, São Paulo, Volume 7, n. 13, p. 5-14, 1988.

_______. Escola e democracia. São Paulo: Autores Associados, 2009.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. São Paulo: Revista Brasileira de Educação. 2002. p. 60-70.

SOARES, Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e porque você foi golpeado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.

TFOUNI, L. V. Adultos alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

VIEIRA, Alice. Formação de Leitores de Literatura na Escola Brasileira: caminhos e labirintos. Cadernos de Pesquisa, Volume 38, n. 134, p. 441-458, mai./ago. 2008.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

LINS, Laikui Cardoso; PINTO , João Rodrigues. Formação do leitor na EPT: um relato de experiência . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 149–174, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60229. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60229. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.