Entre protagonismo e individualismo

A noção de liberdade de escolha em uma Parceria Público-Privada de educação

Autores

  • Gustavo de Aguiar Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lueli Nogueira Duarte e Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62505

Palavras-chave:

Liberdade, Educação escolar básica, Meritocracia, Educação Profissional

Resumo

No contexto atual as Parcerias Público-Privadas (PPP) têm se expandido como modelo de gestão na educação básica brasileira, conformando um projeto específico de educação. Com a maior inserção destas PPP tem sido possível observar mudanças qualitativas no sentido da prática educacional, bem como nos conteúdos trabalhados com os estudantes. Buscando desvelar o sentido político assumido por essas instituições esse artigo tem como objetivo apreender as concepções de liberdade de escolha e escolha profissional presentes na apostila de uma dessas PPP – o Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE). A partir do materialismo histórico dialético, buscou-se analisar a apostila produzida pelo Instituto, que tem como foco a elaboração de um “Projeto de Vida” para os estudantes do ensino médio. Com tal análise, foi possível perceber que as noções de “liberdade de escolha” e “escolha profissional” sustentam a reprodução da ideologia dominante, sobretudo em relação ao individualismo burguês. Discute-se como o material traz uma concepção de liberdade calcada na meritocracia, ignorando as determinações sociais e históricas do processo de escolha, aproximando-se, assim, da não-liberdade. Por fim, discute-se como tal concepção contribui para uma formação para o trabalho alienado e não para uma formação integral dos estudantes.

Biografia do Autor

Gustavo de Aguiar Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia nas modalidades bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente é mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro do Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (GPM&E/UFRN), do GT de Políticas Sociais (GPM&E/UFRN), do Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN) e do Núcleo Socioeducativo (OBIJUV/UFRN). Têm interesse pelos temas: segurança pública, teoria marxista da dependência, criminologia crítica, psicologia da libertação, educação popular e diversidade sexual e de gênero.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7378-9845

Lueli Nogueira Duarte e Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Escola, Conhecimento e Processo Ensino Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: estado do conhecimento, psicologia e educação, teorias psicológicas e pedagógicas, produção do conhecimento e formação de professores. Atualmente está desenvolvendo estudos sobre as parcerias públicas privadas na educação.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6256-2928

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

DE AGUIAR CAMPOS, Gustavo; SILVA, Lueli Nogueira Duarte e. Entre protagonismo e individualismo: A noção de liberdade de escolha em uma Parceria Público-Privada de educação. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 200–219, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.62505. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62505. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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