A Construção de uma gestão escolar com características emancipatórias, autônomas e participativas em escolas estaduais em Fortaleza-Ce.

Autores

  • Roberto Carlos de Sousa Gondim Junior Colégio Juvenal de Carvalho da Rede Salesiana.
  • Francisca de Fátima Araújo Oliveira Programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN))

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62696

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Autonomia, Emancipação, Participação.

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação concluída em 2020, em programa de pós-graduação em educação, por entendermos como pertinente para o debate da política educacional vigente a divulgação de análises e reflexões que desenvolvemos sobre emancipação norteada pela perspectiva adorniana relacionando-a com a possibilidade de construção de uma gestão escolar, com características emancipatórias, autônomas e participativas em escolas públicas estaduais de Fortaleza-Ce. Assim, trazemos discussões considerando as múltiplas influências político-econômicas, socioculturais, históricas e ideológicas burguesas, subjacentes aos pressupostos que configuram as diretrizes que atualmente regulamentam o conjunto de políticas educacionais brasileiras com foco na gestão escolar. Nesse contexto, buscamos destacar as impressões dos sujeitos almejando identificar a concepção dos membros da equipe gestora sobre a emancipação, autonomia e participação. A metodologia aplicada nesse trabalho combina procedimentos bibliográficos e a abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada. Obtivemos como resultados as convicções e ações pessoais e profissionais dos sujeitos que estão direta ou indiretamente relacionadas com o aproveitamento de espaços legalmente estabelecidos na legislação vigente, os quais favorecem a gestão escolar democrática, para agirem com determinada autonomia e emancipação, mobilizando a comunidade escolar para contornar limites e superar desafios. Assim sendo, ressaltamos que não obstante as dificuldades, os sujeitos se colocam em uma postura de luta e resistência, o que contribui, significativamente, para a construção de uma gestão escolar com características emancipatórias, autônomas e participativas.       

Biografia do Autor

Roberto Carlos de Sousa Gondim Junior, Colégio Juvenal de Carvalho da Rede Salesiana.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013). Especialização em gestão e coordenação escolar pela Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ (2018) Mestrado em Educação (gestão e política educacional) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2018-2020) Foi professor de filosofia e sociologia do Instituto Waldemar Falcão (Salesianas). Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Gestão e Política Educacional e História da Filosofia. Atualmente atua como supervisor educacional em Fortaleza-Ce no Colégio Juvenal de Carvalho da rede salesiana no Brasil.

Francisca de Fátima Araújo Oliveira, Programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN))

Possui graduação em História pelo Instituto de Ciências Humanas de Mossoró (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, autonomia, participação, projeto político-pedagógico e democracia. Diretora pro tempore da Faculdade de Educação da UERN de 27/03/2018 a 18/05/2018, Chefe de Departamento de Educação de 19/07/2019 a 27/07/2019, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - FE/UERN, Coordenadora do Projeto de Pesquisa A participação dos segmentos nos conselhos escolares a partir da implantação do Projeto Político Pedagógico nas escolas do Sistema Municipal de Educação de Mossoró-RN. Membro Titular e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Mossoró-RN de 2016 a 2019 e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação de Mossoró-RN.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

GONDIM JUNIOR, Roberto Carlos de Sousa; OLIVEIRA, Francisca de Fátima Araújo. A Construção de uma gestão escolar com características emancipatórias, autônomas e participativas em escolas estaduais em Fortaleza-Ce. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 157–180, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.62696. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62696. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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