Educação no cenário capitalista:

Reverberações subjetivas em jovens universitários

Autores

  • Érika de Sousa Mendonça Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-0031-3608
  • Amilson Gominho Universidade de Pernambuco
  • Marcelle Beatriz Maria Cabral dos Santos Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68010

Palavras-chave:

Capitalismo, Estudante universitário, Juventude, Instituição pública de educação superior

Resumo

O presente estudo buscou compreender vetores - sujeitos, contextos, políticas - que atravessam vivências universitárias juvenis, bem como investigou reverberações psicossociais do atual cenário político-econômico junto a 14 jovens estudantes de uma Instituição de Ensino Superior pública e interiorizada. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais, posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo. Como resultados, encontrou-se a presença de ideais neoliberais, próprios do capitalismo, nos modos de vida desses jovens, como também impactos psicossociais negativos dos sucessivos cortes dos investimentos em educação. Ainda, destacam-se desafios à autonomia juvenil, bem como as relações de amizade como promotoras de qualidade de vida e vinculação acadêmica.

Biografia do Autor

Érika de Sousa Mendonça, Universidade de Pernambuco

Prof. Adjunta do Curso de Bacharel em Psicologia-Formação do Psicólogo da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude.

Amilson Gominho, Universidade de Pernambuco

Estudante de Psicologia na Universidade de Pernambuco (UPE), extensionista no Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva (Nueec) e integrante da atual gestão do Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi) Iara Iavelberg.

https://orcid.org/0000-0001-8403-378X

Marcelle Beatriz Maria Cabral dos Santos, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Psicologia na Universidade de Pernambuco (UPE). Integrante do Centro Acadêmico de Psicologia Iara Iavelberg na chapa vigente desde 2019, membro do Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde (LACS), atuante no projeto de extensão TransVERgente e na Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental - LATCC (UPE).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3407-1897

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

MENDONÇA, Érika de Sousa; GOMINHO FILHO, Amilson de Carvalho; SANTOS, Marcelle Beatriz Maria Cabral dos. Educação no cenário capitalista:: Reverberações subjetivas em jovens universitários. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 220–241, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.68010. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/68010. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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