Retratos do ensino profissional agrícola no Brasil:

da escola média de agricultura de Pinheiro ao colégio agrícola Nilo Peçanha (1910-1964)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44206

Keywords:

Educação profissional agrícola, Pragmatismo, Assistencialismo

Abstract

This work is situated within the scope of the History of School Institutions and had as object of study the formal educational establishments that gave rise to the Federal Institute of Rio de Janeiro / Campus Pinheiral that with the aim of analyzing its process of constitution and formation offered to students of agricultural professional education, in the period from 1910 to 1964. The choice of this period contemplates the promulgation of decree n ° 8.367 / 1910, which instituted the Pinheiro Middle School of Agriculture until the beginning of the civil-military dictatorship, year that the school was transformed into college. Our methodological approach was based on bibliographic and documentary research. As regards the first, we seek to situate the creation of the school in the national political and economic context. To investigate specifically, factors related to Pinheiro Middle School of Agriculture, we base primarily on legislation and ministerial reports. The results showed the subordination of agricultural professional education to the country's agricultural modernization project, pointing out the link between pragmatism, assistance and professional education.

Author Biographies

Lidiane Dias da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Graduada em História (Licenciatura) e Pós-Graduada em História do Brasil (Lato Sensu), ambos pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Atualmente cursa o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Possui experiência com Educação Básica e Superior, tendo atuado nas modalidades regular e a distância. Atualmente exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Marta Ferreira Abdala Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). A atualmente é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica do IFRJ/campus Mesquita e coordenadora de Pesquisa do campus Mesquita, professora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus Mesquita e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ/campus Mesquita. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2011 a 2014 e professora das Licenciaturas em Física e em Matemática de 2008 a 2014 do IFRJ/campus Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Científica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de ciências, história e filosofia da ciência, divulgação científica.

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Published

2020-10-19

How to Cite

SILVA, Lidiane Dias da; MENDES, Marta Ferreira Abdala. Retratos do ensino profissional agrícola no Brasil: : da escola média de agricultura de Pinheiro ao colégio agrícola Nilo Peçanha (1910-1964). Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 314–330, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44206. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44206. Acesso em: 19 may. 2024.

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Section

Dossiê

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