Law education, game-based learning and gamification:

a literature systematic review

Authors

  • Anne Karoline Bandeira Bonfim Leal Instituto Federal do Piauí
  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60225

Keywords:

Law education; Gamification; Game-based learning; Literature systematic review.

Abstract

The gamification techniques and the learning of laws based in games are the new methodologies used as tools to improve the teaching of laws and the pupils’ learning. Aiming to investigate how gamification and the learning based in games are being applied on teaching of laws, especially in Professional and Technological Education, and to find out which approaches and techniques are being used and also the target audience hit, a systematic review of literature was accomplished searching for published works. On results, were found, initially, 47 primary studies and, after the application of inclusion and exclusion criteria, 10 of them were included in this work. After all, it follows that the strategies of gamification and use of games in law education ease the teaching and learning process because of the improvement of pupils’ integration and motivation, and it also modifies teaching practices and makes classes more dynamic and colaborative. In addition, the results confirmed the lack of publications in the area of ​​Professional and Technological Education.

Author Biographies

Anne Karoline Bandeira Bonfim Leal, Instituto Federal do Piauí

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Picos. Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Sertão/Campus Salgueiro. Bacharel em Direito (UESPI), Especialização em Direito Público e Privado (UFPI), experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Constituição, Direitos Fundamentais, Direitos Trabalhistas, Ética e Legislação em Informática.

Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

Doutor em Ciência da Computação (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Computação Aplicada (2010), Especialista em Gestão de Projetos (2012) e graduação em Licenciatura em Matemática (2007) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Tutoria em Educação a Distância (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Bacharel em Sistemas de Informação (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Técnico em Informática (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) em Técnico de Informática, de graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sertão-PE. Atua também como editor chefe do periódico científico Semiárido De Visu. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Software Livre e Tecnologia Educacional, além de atuar nas áreas de Ensino com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação a Distância, Educação Matemática e Recursos Educacionais Abertos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET) e pesquisador no Grupo de Estudos Avançados em Informática (GEASI) e Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE).

References

AGUIAR, Janderson Jason Barbosa. Aprendendo sobre Trabalho Escravo no Brasil por meio da criação de um Jogo Digital Educativo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 82-103, mai./ago. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/79607. Acesso em: 15 jul. 2020.

CARVALHO, Carlos Vaz de. Aprendizagem baseada em jogos. II World Congress on Systems Engineering and Information Technology, p.176-181, 2015. Disponível em: https://copec.eu/congresses/wcseit2015/proc/works/40.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

FERREIRA, C; VIEIRA, K; SANTANA, M; PIMENTEL, C. Transit Kämpfer: uma proposta de jogo digital para educação no trânsito. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, Brasília, 2019. Disponível em https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8650. Acesso em: 10 jul. 2020.

FREITAS, Vania Cristina Bordin; ADAMATTI, Diana. Educa Direito: Um Jogo Sério para o Ensino de Direito do Trabalho. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 3, p.1-15, 2016. Disponível em:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.1. Acesso em: 10 jul. 2020.

KAPP, Karl M.; The Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer. Hoboken, NJ, 2012.

KITCHENHAM, Bárbara. Procedures for performing systematic reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, Keel, UK, 2004. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em 08 jul.2020.

MADRID, Fernanda de Matos Lima. A metodologia ativa game based learning no curso de direito. Revista ETIC- Encontro de Iniciação Científica, v.13 n. 13, 2017. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/6125/5827. Acesso em: 13 jul. 2020.

MATTAR, J. Metodologias Ativas: para a educação presencial, blended e à distância. 1ª ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MELO, Fernando Schumak. O jogo como método ativo de aprendizagem do direito processual civil. Revista de Direito da FAE, v.1, n.1, p. 124-144, jun. 2019. Disponível em: https://revistadedireito.fae.edu/direito/article/view/29/19 Acesso em: 10 jul. 2020

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUSA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres. (orgs.).Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol.II- PROEX-UEPG, 2015.Disponível em: https://docero.com.br/doc/n50ss85. Acesso em: 15 jul. 2020.

OLIVEIRA, Francisco Kelsen; GOMES, Alex Sandro. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), CBIE-LACLO 2015. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5190. Acesso em: 15 jul. 2020.

PEREIRA, Leônidas Sousa. O processo legislativo como base para projeto de jogo de tabuleiro para conscientização político-democrática. Revista Design & Tecnologia v.9, n.19, p.112-122, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338248230_O_processo_legislativo_como_base_para_projeto_de_jogo_de_tabuleiro_para_conscientizacao_politico-democratica. Acesso em: 14 jul. 2020.

PETTICREW, M. & ROBERTS, H. Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Oxford: Blackwell, 2006. Disponível em: https://fcsalud.ua.es/en/portal-de-investigacion/documentos/tools-for-the-bibliographic-research/guide-of-systematic-reviews-in-social-sciences.pdf. Acesso em 07 jul.2020.

RAMOS, M. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos
de regressão. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. D. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: IFB, 2017.
SANTOS, Paulo Vitor Valeriano dos; BENEDITO, Luiza Machado Farhat. O ensino jurídico sob a ótica da gameficação. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Salvador, v. 4, n.1, p.39-53, Jan./Jun. 2018. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/4237. Acesso em: 15 jul. 2020.

SILVA, Gabriella Victória Filgueiras; DIÓGENES, Carla Marques. As metodologias ativas e seus impactos no curso de Direito do Centro Universitário Christus: uma análise da experiência de gamificação com o uso do kahoot na disciplina de Teoria Geral do Direito. Anais do XV Encontro de Iniciação Científica da UNI7, v.9, n.1, 2019. Disponível em: https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/1079. Acesso em: 10 jul. 2020.

TAVARES, Roselaine Andrade. Aplicação da gamification ao ensino jurídico. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Goiânia, v.5, n.1, p. 74-88, Jan/Jun. 2019. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5676. Acesso em: 15 jul. 2020.

WUNSCH, Luana; STODULNY, Luciano. O ensino da Filosofia (com TIC) no Curso de Direito. Afuente: revista de letras e linguística, Bacabal, v. 3, n. 7, p.159-171, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9160Acesso em: 20 jul. 2020.

Published

2021-04-29

How to Cite

BANDEIRA BONFIM LEAL, Anne Karoline; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Law education, game-based learning and gamification: : a literature systematic review. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 318–337, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60225. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60225. Acesso em: 15 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.