Políticas de asistencia al estudiante y permanencia estudantil en la pandemia:

reflexiónes desde la experiencia del IFRN – Campus Natal Central

Autores/as

  • Shilton Roque dos Santos IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Crislaine Cassiano Drago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Marcio Adriano de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Maria Aparecida dos Santos Ferreira docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi, IFRN

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71948

Palabras clave:

Políticas de assistência al estudiante, Pandemia, Evaluación política, Permanencia del estudiante, Evaluación de políticas públicas

Resumen

Este trabajo objetiva hacer una análisis de las acciones de la política de asistencia al estudiante dell Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central, como uma estrategia de permanencia de los estudiantes en año lectivo de 2020, durante el período de la Pandemia del Covid-19.  La investigación cualitatiutiva se desarolló a través del análisis de documentos, abarcando avisos y noticias publicada en el sitio eletrónico institucional, así como la aplicación de cuestionarios a tres asisntentes sociales y tres membros del equipo pedagógica del campus. Los resultados mostraron que las acciones de la política de asistencia al estudiante visualizan el concepto y principio de la calidad social de la educación, logran su objetivo primordial y contribuyen en gran medida a la permanencia de los estudiantes en la escuela durante el período pandémico del Covid-19, a pesar de las limitaciones presupuestarias determinadas por la política educativa adoptada por el actual gobierno.  

Biografía del autor/a

Shilton Roque dos Santos, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Especialista em Direito Administrativo (2012). Advogado inscrito na OAB/RN sob o número de ordem 10.269. Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e é pesquisador em Avaliação Política, Educação Profissional e Assistência Estudantil.

Crislaine Cassiano Drago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutoranda (2020) e Mestre em Educação na linha de Políticas e Práxis em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2002). Atuou por 17 anos como professora na Educação Básica da rede pública do Estado do Amapá e por 10 anos como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, onde desempenhou as funções de Coordenadora do Núcleo de Formação Geral (2011-2012), Coordenadora dos Cursos Técnicos PROEJA (2012-2013), Diretora de Ensino Técnico na Pró-reitoria de Ensino (2014-2016) e Coordenadora Geral de Ensino (2019). Atua no acompanhamento pedagógico docente e de estudantes dos cursos técnicos de nível médio integrado e subsequente e cursos de Nível Superior. Atualmente desempenha a função de pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz.

Marcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor (2010) e Mestre (2006) em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Especialista em Processos Educacionais (2003) e graduado em Pedagogia (2000), também pela UFRN. Cursou estágio Pós-Doutoral (2013-2014) em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trabalhando em cursos, projetos e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. Temas de interesse: Avaliação de políticas públicas, Educação profissional, Formação e trabalho docente, Educação do Campo e Povos Tradicionais, Educação de Jovens e Adultos, e pesquisa e inovação. Membro de Associações acadêmico-científicas brasileiras, como a SBPC e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e de associações internacionais, como a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Líder do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP-IFRN-CNPq

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi, IFRN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988). Especialização em formação do educador pela mesma universidade. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora da Rede Estadual de Ensino do RN (1986-2012). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006 - 2007). Coordenadora da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (IFRN/Campus Macau (2015-2016). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi, coordenadora da linha de Política e Práxis da Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). A partir de 2021 passou a integrar o grupo de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientando mestrado e doutorado. É membro dos grupos de pesquisa: Educacão, Sociedade e Tecnologia (IFRN), Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN e do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional ? OppEP. Coordenadora dos projetos de Pesquisas: Gestão e financiamento da educação profissional e as perspectivas do PNE (2014-2024): um estudo no âmbito da educação profissional e do projeto em parceria com a Universidade de Lisboa ? Políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal em tempos de pandemia (2019-2021): prioridades e garantia do direito à educação. Integrante do Projeto de Pesquisa "Mudanças recorrentes nas políticas educacionais destinadas ao ensino médio: a garantia de que nada se altere". Integrante do Projeto de Pesquisa: "Ensino de Ciências aplicadas como proposta de intervenção na rede pública de ensino: o uso de tecnologias adaptadas ao semiárido como tema norteador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente, nos seguintes temas: valorização do magistério, financiamento da educação básica, e da educação profissional, Fundeb, qualidade, custo-aluno, piso salarial, gestão democrática e Programa de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2021-11-03

Cómo citar

SANTOS, Shilton Roque dos; DRAGO, Crislaine Cassiano; AZEVEDO, Marcio Adriano de; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Políticas de asistencia al estudiante y permanencia estudantil en la pandemia: : reflexiónes desde la experiencia del IFRN – Campus Natal Central . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 167–192, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71948. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71948. Acesso em: 31 oct. 2024.

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