Por una epistemología feminista:

Apuntes teórico-metodológicos para fortalecer las discusiones sobre las relaciones de género en el campo de la Educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.80561

Palabras clave:

Género., Feminismo., Invisibilidad femenina.

Resumen

Cuando se trata de poder, automáticamente nos referimos a la jerarquía entre opresores y oprimidos, y también entre dominadores y dominados. Ya que, en estas relaciones donde existe la implicación de hombres y mujeres, generalmente los hombres dominan el papel principal de opresor. En ese contexto, este artículo pretende promover las cuestiones temáticas del feminismo, el marxismo y las relaciones de género en el campo de la educación, destacando algunos autores e investigadores que contribuyeron a la definición de género y sus consecuentes implicaciones. Para romper estas barreras de estereotipos y diferencias, en el ámbito educativo se identifica este factor como un camino que permite tanto a docentes como a estudiantes adquirir nuevas percepciones y experiencias sobre los estándares existentes en la sociedad, buscando disminuir los conflictos entre hombres y Mujeres; dando más apertura para aprender de las diferencias. El desarrollo del artículo se basó en una investigación cualitativa de carácter exploratorio. Sin embargo, esta división acaba imponiendo a las mujeres un menor control sobre el uso del tiempo y constituye un elemento fundamental en el proceso de acumulación de capital. Así, los análisis sobre trabajo y género no pueden realizarse sin considerar los diferentes tipos de actividades realizadas mayoritariamente por mujeres, que muchas veces no son consideradas trabajo en su definición general.

Biografía del autor/a

Tamires Aparecida Batista de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS/SE), na área: Educação, Comunicação e Diversidade. Inserido na linha de pesquisa: Educação e Comunicação. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO-UFS/SE), na área: Organização e Dinâmica dos Espaços Agrícolas e Regionais. Inserido na linha de pesquisa: Produção e Organização do Espaço Agrícola. Possuir Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Faculdade Amadeus (FAMA). Possui Graduação em Geografia Bacharelado Pleno pela Faculdade José Augusto Vieira (FJAV). Experiência na área de Metodologia do Trabalho Científico e Ensino de Geografia. Na Geografia temos atualmente as áreas da Geografia Humana com ênfase na Geografia Agrícola e Rural, Atuando e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Assentamentos rurais; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento sustentável; Educação do Campo; Luta pela Terra; Movimentos Sociais do Campo; Reforma agrária; Sustentabilidade; Territórios e Espaços Rurais. Na Educação tem experiência na área de Educação Ambiental; Educação do Campo; Processos de Ensino-Aprendizagem e Metodologia de Ensino. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (PPGED/UFS/CNPQ) coordenado pelo Prof. Dra. Maria Helena Santana Cruz, Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente estamos desenvolvendo pesquisas sobre assentamentos rurais; Comunicação; Cultura; Educação; Direitos Humanos, Diversidade, Desigualdade Social; Feminismo; Movimentos sociais; Mundo Rural; Divisão Sexual do Trabalho e Relações de Gênero. Também tenho desenvolvido pesquisas não que eu diga respeito a Classe, Gênero e Raça. Interesso-me pelas seguintes áreas: Ciência Política, Ciências Sociais, Educação, Geografia, História e Sociologia Rural. 

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela UFS. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicologia; Especialista em Modelos de Práticas nos Campos de Aplicação do Serviço Social; Especialista em Ciências Sociais. Atualmente é Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação nos cursos de Mestrado e Doutorado (PPGED), e no curso de Mestrado em Serviço Social (PROSS) da UFS. Foi Coordenadora (2003-2005) e vice Coordenadora (2001-2003) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Exerceu a função de Coordenadora Executiva da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR), organizou o XI e o XIX Encontros dessa Rede realizados na UFS, em São Cristóvão, nos anos de 2002 e 2016, respectivamente, contribuindo para a consolidação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG). Líder do Grupo do Diretório de Pesquisa certificado pelo CNPq: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero. Foi Coordenadora, em diversas gestões, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG) da UFS, integrado à REDOR. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Sergipe (1990/1992) e Secretária Adjunta (1978/1990) da SBPC/Seccional Sergipe. Foi membro da Comissão Técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC). Integra o Comitê ad hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero da Subsecretaria de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República (PR). Atuou como Conselheira, representante da UFS e do NEPIMG, no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) na gestão de 2016 a 2020. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Educação e Igualdade de Gênero; Gênero e Governabilidade; Gênero e Trabalho: Diversidades de Experiências em Educação e Comunidades Tradicionais; Mapeando Diferenças de Gênero no Ensino Superior da Universidade Federal de Sergipe; Educação Feminina: Memórias e trajetórias de alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Estância-Sergipe (1959-1970); Pluralidade de Saberes e Territórios de Pesquisa em Educação sob Múltiplos Olhares dos Sujeitos Investigadores; Múltiplos Enfoques e Espaços Plurais da Pesquisa no Campo da Educação; Trabalho, Gênero, Tradição e Modernidade; Feminismo, Desenvolvimento e Direitos Humanos; além de inúmeros capítulos e artigos em periódicos científicos nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Gênero, Violências. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Científico de várias revistas científicas. Tem experiência de pesquisa na área de Educação e Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: trabalho, formação de professoras/es, gênero, diversidade, políticas sociais, movimentos sociais, violência, idade e geração.

Citas

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Publicado

2022-07-02

Cómo citar

OLIVEIRA, Tamires Aparecida Batista de; CRUZ, Maria Helena Santana. Por una epistemología feminista: : Apuntes teórico-metodológicos para fortalecer las discusiones sobre las relaciones de género en el campo de la Educación . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 45–67, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.80561. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/80561. Acesso em: 16 may. 2024.

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