CARGA DE TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA

Autores

  • Francisco Hercílio de Brito Filho Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Jean Mari Felizardo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i17.18913

Palavras-chave:

Carga de Trabalho, Docência, Educação Superior, Ergonomia

Resumo

As vivências de trabalho dos professores, assim como dos trabalhadores em geral, dependem fundamentalmente das relações entre as exigências e as condições de realização do trabalho, denominadas genericamente de carga de trabalho, que é derivada do contexto e das características da organização do trabalho. A avaliação da carga de trabalho permite ampliar o grau de compreensão acerca da percepção das condições do próprio trabalho, dos riscos e dos constrangimentos dele decorrentes. O presente artigo caracteriza-se como um estudo metodológico com o objetivo de construir um instrumento de medida da carga de trabalho de professores de instituições de educação de nível superior. Com a finalidade de atender ao objetivo, a pesquisa utilizou técnicas de observação da atividade docente para a construção do “Questionário da Carga de Trabalho Docente de Nível Superior”, o CATRA-DNS, que, ao final do presente estudo, foi composto por 39 itens, distribuídos em 3 fatores denominados físico, cognitivo e psíquico, tornando-se apto para ser submetido a processo de validação.

Biografia do Autor

Francisco Hercílio de Brito Filho, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Applied Psychology Ergonomics pela University Of Wales Institute Of Science And Techonology. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordena o Núcleo de Estudos sobre o Trabalho e o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (LET) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR.


Jean Mari Felizardo, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Logística Empresarial pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Positivo (UP). Administração pela Universidade Positivo (UP). Professor do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

DE BRITO FILHO, Francisco Hercílio; MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira; FELIZARDO, Jean Mari. CARGA DE TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 118–142, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i17.18913. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/18913. Acesso em: 3 out. 2024.

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