Os saberes e os desafios da docência

o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44255

Keywords:

Docência. Educação Profissional. Desafios da educação. Saberes do docente. Formação de professores.

Abstract

This text aims to trace a path through researches using the state of the art about the knowledge necessary for teaching both in general education and Professional and Technological Education (EPT). It is intended to dialogue with these authors, questioning if there are any particularities in this knowledge that is safe to affirm that for EPT the knowledge and challenges of teaching are different than other levels and modalities of education. Once that is done, a dialogue with Freire (1996) and Aguiar Júnior (2010) will be created, which tells, respectively, about the knowledge necessary to the teacher formation and about the challenges of the teaching practice. To articulate these objectives, interviews were made with 43 teachers of an EPT institution, guided mainly by the five teaching challenges listed by Aguiar Júnior, which are: promoting and sustaining student engagement in school tasks, reframing school contents, building an activity curriculum, establishing productive and discursive interactions with student participation and dealing with cultural diversity, motivations, rhythms and skills of students.

Author Biographies

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Integra o Colegiado do Curso de Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica-Polo IFSC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia (2010). Mestre em Linguística pela UFSC (2001). Realizou, como bolsista PNPD/CAPES, Pós-Doutoramento junto à Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, na linha de pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Maria dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Centro de Referência em Formação e EaD. Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina- IFSC.

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Faculdade de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina- Udesc.

References

AGUIAR JR. Orlando. A ação do professor em sala de aula: identificando desafios contemporâneos à prática docente. In.: DALBEN, Angela I. de F.; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.p.238-264.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, Lucília R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e Proeja. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. . 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO,Orlando Fernández ; NETO, Armindo Quillici. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar, Curitiba, n. 34, p. 169-184, 2009. Editora UFPR.

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Os Saberes Docentes na Dinâmica pela Profissionalização do Trabalho Docente, Pelotas/RS/IFSul. Thema. v.15, n. 3 p. 991-1006, 2018. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/952. Acesso em 20 abr.2020

RICHIT, Adriana; HUPALO, Leandro. Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica. Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 24, p. 27-56,, 2019. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821. Acesso em 20 abr.2020

ROMANOWSKI, Joana P. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 905-924, set./dez. 2012.

SANTOS, Juliani Natalia dos; BRANCHER, Vantoir Roberto. Formação de professores da EEPT e narrativas de formação: uma revisão literatura. ACTA TECNOLÓGICA. São Luis/MA. v.12, nº 1, p.109-126, 2017.

SILVA, Luciane T. da; NOSELLA, Paollo. A “cultura extrema” enquanto estratégia de hegemonia: uma análise a partir dos escritos de Antônio Gramsci. Revista Labor, Fortaleza/CE, Jul/Dez 2019 nº 22, Vol. 01, pp. 19-31

SOUSA, Laura Maria Andrade de; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A especificidade da docência na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7506/pdf. Acesso em: 24 abr.2020.

SPESSATTO, Marizete Bortolanza; CARMINATI, Celso João. Bacharéis docentes: a formação de professores não licenciados. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 20, Julio, 2018, 23-40. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/3801/3248. Acesso em 14 ago. 2018.

SILVA, Marilda. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. Acesso em 20 maio 2020.

SILVA, Aline C.; NUNES, Vandernúbia G. C.; HENRIQUE, Ana Lúcia S. Saberes docentes necessários ao ensino na educação profissional: uma análise das dissertações constantes do repositório da CAPES- 2011-2016. In: Anais do IV Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior. 2017. João Pessoa: UFPB, 2017.

TEIXEIRA, Geovana Ferreira Melo. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/253.

VIEIRA, M. M. M.; VIEIRA, J. de A; ARAÚJO, M. C. P.. A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Revista Educação Em Questão, 56(49)

Published

2020-06-15

How to Cite

SPESSATTO, Marizete Bortolanza; VIELLA, Maria dos Anjos Lopes; CARMINATI, Celso João. Os saberes e os desafios da docência: o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 223–243, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44255. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44255. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê

Similar Articles

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.