A Pedagogia histórico crítica como paradigma educacional e concepção teórico-metodológica para a validação do produto educacional no PROFEPT

Autores

  • Elen de Fátima Lago Barros Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA
  • Maria Cristina Santos Universidade Federal de São carlos

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.53047

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; PROFEPT.

Resumo

A Pedagogia Histórico-Critica tem seus fundamentos teórico-metodológicos nas reflexões e na práxis pedagógica do professor Demerval Saviani que ao se contrapor ao modelo tradicional propõe um novo paradigma de ensino. É um paradigma de cunho marxista que tem como princípios o papel da educação como instrumento de desvelamento/enfrentamento das questões sociais e a escola como espaço para apropriação crítica do conhecimento partindo da realidade social, problematizando e ressignificando esta realidade.  Este artigo, portanto, analisou como a Pedagogia Histórico-Critica pode contribuir para a formação docente no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/PROFEPT, mais especificamente como este paradigma educacional pode se constituir numa possibilidade para o desenvolvimento, aplicação e validação do produto educacional a ser apresentado ao final do curso. Define-se como categorias de análise Pedagogia Histórico-Critica, formação e práxis docente. Para a compreensão do objeto de estudo e suas categorias, define-se como método de abordagem o materialismo histórico dialético e quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de revisão de literatura e pesquisa documental que tratam do assunto analisado. Concluiu-se que nem todo os produtos educacionais apresentados ao final do programa apresentam, na sua concepção e validação, um paradigma educacional que sirva de suporte teórico-metodológico e que a PHC além de se coadunar com os princípios teóricos, metodológicos e epistemológicos do PROFEPT constitui-se um paradigma que agrega qualidade e significação aos produtos educacionais.

Biografia do Autor

Elen de Fátima Lago Barros Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade CEUMA (1993). Graduada em Artes Práticas pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (1987). Professora do PROFEPT/Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Professora Magistério Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA.

Maria Cristina Santos, Universidade Federal de São carlos

Professora Associada no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar. Graduada em Ciências Sociais pela Associação Limeirense de Educação (1996) Mestre (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Pós-doutora em "Ambiente e Sociedade", linha de pesquisa Dinâmica socioeconômica nos Ambientes urbano e rural" pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo/GEPEC/UFSCar.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

LABO BARROS COSTA, Elen de fátima; SANTOS, Maria Cristina. A Pedagogia histórico crítica como paradigma educacional e concepção teórico-metodológica para a validação do produto educacional no PROFEPT. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 175–199, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.53047. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/53047. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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Dossiê

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