Educação Profissional e Tecnológica

Integração entre o ensino de ciências e as práticas profissionais

Autores

  • Fabio Pinto de Arruda UFABC/Doutorando
  • Marcelo Zanotello UFABC/Professor Associado

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60061

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Ensino de ciências. Práticas profissionais

Resumo

A discussão em torno da Educação Profissional e Tecnológica ressurge no Brasil sob um cenário desafiador. Robôs, Inteligência Artificial e outras formas de tecnologia contribuem para a eliminação de postos de trabalho e ao mesmo tempo promovem o surgimento de novas profissões. O presente artigo analisa uma possível integração entre o ensino de ciências e práticas profissionais, através da realização de atividades investigativas, que colabore efetivamente na formação dos estudantes diante de tal situação. Trata-se de uma análise qualitativa de uma intervenção planejada por três estudantes, acompanhada pelo professor orientador e realizada no laboratório de uma faculdade pública de tecnologia situada no Município de São Paulo. A coleta de dados ocorreu durante seis meses e o material empírico consistiu na produção escrita e nas observações feitas durante experiências numa máquina de refrigeração. Observou-se ações de condicionamento promovida por várias situações, inclusive pelos métodos empíricos disseminados pelas empresas. Por outro lado, as mediações para integrar práticas científicas e profissionais evidenciaram a relevância do vínculo entre os objetivos da atividade de ensino e os motivos particulares da aprendizagem dos estudantes, notando-se indícios de atribuição de sentidos entre o fazer da prática e o pensar das ciências. Tais resultados, além de servirem como subsídios aos professores da educação tecnológica, ajudam a repensar possíveis caminhos à formação profissional dos trabalhadores diante dos desafios das novas profissões e dos saberes que elas exigem.

 

Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Ensino de ciências. Práticas profissionais.

Biografia do Autor

Fabio Pinto de Arruda, UFABC/Doutorando

Tecnólogo (2001) em Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Formação Pedagógica (2003) pela Universidade Metododista de Piracicaba. Especialização (2007) em gerenciamento de projetos pela Universidade São Judas Tadeu. Mestre (2016) em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Doutorando (2019) em Ensino das ciências e da matemática pela Universidade Federal do ABC. É Professor Titular da Faculdade de Tecnologia de Itaquera. Orienta pesquisas nas áreas de Ensino e aprendizagem de Refrigeração, Ventilação e Ar-condicionado. 

Marcelo Zanotello, UFABC/Professor Associado

Bacharel (1994) e Licenciado (2003) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos, pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado da Universidade Federal do ABC. Orienta pesquisas nas áreas de Ensino-aprendizagem em Ciências/Física e Formação de Professores de Ciências/Física. 

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

ARRUDA, Fabio Pinto de; ZANOTELLO, Marcelo. Educação Profissional e Tecnológica: Integração entre o ensino de ciências e as práticas profissionais. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 24–45, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60061. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60061. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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